SUS reduz atendimentos no Instituto de Olhos de Buritama

Uma determinação do SUS (Sistema Único de Saúde) reduziu em cerca de 1,2 mil o total de atendimentos mensais do Instituto de Olhos de Buritama. De acordo com a direção da Santa Casa da cidade, responsável pela administração do instituto, em novembro foi emitida portaria definindo teto fixo para atendimentos de glaucoma.

Anteriormente a esse período, os atendimentos eram agendados pelos municípios por livre demanda e de acordo com a necessidade. Os recursos eram em torno de R$ 240 mil mensais para o serviço. A partir da nova portaria, o teto fixo passou para R$ 199 mil, distribuídos entre os municípios pertencentes ao DRS (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba.

O serviço de oftalmologia de Buritama é referência na região. São realizados procedimentos clínicos como consultas, exames e cirurgias, como de catarata e pterígio (crescimento que começa no tecido transparente do olho e pode se difundir para a córnea).

Procedimentos de glaucoma são distribuídos entre consultas e entrega de colírios das três linhas de tratamento. Atualmente são atendidos seis mil pacientes por mês no setor de oftalmologia.

 

Fonte: Folha da Região.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...