UE proibe comércio e importação de cosméticos testados em animais

A União Europeia proibiu a venda e importação de cosméticos que façam testes em animais. Nenhum cosmético que contenha ingredientes testados em animais poderá ser vendido nos 27 países da União Europeia. “Proibir a comercialização é uma mensagem clara sobre a importância atribuída pela Europa ao bem-estar dos animais”, afirmou Tonio Borg, comissário europeu de Saúde.  

Em comunicado, a Comissão Europeia (CE) afirmou que a decisão “está em linha com o que muitos cidadãos europeus acreditam firmemente: que o desenvolvimento de cosméticos não justifica o experimento com animais”. O órgão também se comprometeu “a seguir apoiando o desenvolvimento de métodos alternativos e a trabalhar com outros países para que adotem a resolução europeia” para os produtos cosméticos.

A proibição do teste de produtos cosméticos em animais foi aprovada pelo Parlamento Europeu em 2003, e entrou em vigor no ano seguinte. Em 2009, foi proibida a venda de produtos assim testados, mas ainda era possível importá-los de outros países. Agora, a regra vale aos cosméticos produzidos na Europa e também ao resto do mundo.

A Cosmetics Europe, órgão que representa o comércio destes produtos na União Europeia: “Nós lamentamos a proibição da comercialização. Ela ignora a realidade de que a ciência ainda não está pronta e de que as alternativas não-animais não podem resolver todas as questões de segurança do produto.”

O Portal Noroeste SP é a favor da evolução científica e dos cosméticos, mas sabemos que é possível fazer evolução sem sacrificar os animais e por isso apoiamos a decisão da UE.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...