Com uma epidemia de ataques de escorpiões em Araçatuba (SP), o estoque do soro contra o veneno do animal peçonhento acabou na Santa Casa. Desde janeiro, a cidade registrou 290 casos de picadas de escorpiões, além de um número inexato de mortes. É registrada pelo menos uma picada por dia.
A direção da Santa Casa confirmou, em nota, que o soro que combate à picada do escorpião está em falta há pelo menos 10 dias e que já foi feito pedido ao Ministério da Saúde, mas por enquanto a solicitação não foi atendida.
Ainda de acordo com o hospital a falta do soro não prejudica os atendimentos às vítimas de picadas de escorpião. No lugar está sendo usado o soro misto que serve tanto para aranha quanto pra escorpião. O soro misto também é eficaz, mas que em alguns casos pode ser necessário uma dose maior para fazer efeito.
Há necessidade de receber a dosagem do soro somente em casos de sintomas graves. Se um novo caso de picada de escorpião for registrado, o paciente deve procurar pela Santa Casa para receber o soro misto ou específico.
A população está com medo e espera uma resposta eficiente da Prefeitura.
Fonte: G1.