Sem médicos cubanos, espera por atendimento em UBS chega a três horas

Pacientes que procuraram as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Araçatuba ontem tiveram que aguardar por até três horas para serem consultados. A demora aconteceu porque os 23 médicos cubanos que atuavam no município por meio do programa Mais Médicos, do Governo Federal, deixaram de trabalhar para a Prefeitura, conforme a Folha da Região havia antecipado na semana passada.

O prefeito Dilador Borges PSDB) e a secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente, receberam na manhã de ontem um grupo de médicos cubanos para tirar dúvidas. À noite, houve uma cerimônia na Câmara Municipal para despedida dos profissionais. O chefe do Executivo informou que a administração municipal vai cumprir com todas as obrigações financeiras junto aos 23 médicos cubanos, que já foram desligados da prefeitura.

Uma das unidades que mais sofreram alteração no atendimento devido à falta de profissionais foi a UBS do bairro Umuarama, que atende população estimada em 30 mil pessoas. Dos oito médicos que atendiam os moradores no bairro e adjacências, cinco eram cubanos.

A diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Araçatuba, Aparecida Nava, informou que a administração municipal adotou medidas para garantir atendimento à população nesse momento de transição, já que um novo edital para contratação de médicos foi publicado pelo Ministério da Saúde.

Fonte; Folha da Região.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...