A Santa Casa de Araçatuba (SP) deixou de pagar os salários integrais referentes ao mês de novembro, de parte dos mais de 1,7 mil trabalhadores no hospital, devido à crise financeira que a instituição enfrenta.
De acordo com o que foi apurado pela reportagem, recursos aguardados desde o mês passado pelo hospital não entraram na conta da instituição, que está em recuperação judicial. Isso teria provocado um desequilíbrio no fluxo de caixa da instituição, que pela primeira vez, apesar da crise financeira, não conseguiu pagar integralmente a folha de pagamento.
A reportagem procurou a assessoria de imprensa do hospital, que informou que os colaboradores que recebem até R$ 2 mil de salário foram pagos integralmente. Aos que recebem acima deste valor, foram pagos R$ 2 mil e o restante deve ser quitado até a próxima quinta-feira (12).
A diretoria da Santa Casa informa que a população deve ficar tranquila com relação aos atendimentos, pois o hospital está abastecido com medicamentos. Também informa que com relação aos pagamentos dos trabalhadores, as gestões estão sendo feitas para que o dinheiro seja obtido e os valores devidos sejam saldados até o próximo dia 12.
O provedor do hospital, Petrônio Pereira Lima, faz questão de destacar a importância dos colaboradores, que de acordo com ele, sempre foram essenciais para a instituição, e afirma que a diretoria está se esforçando para fazer os pagamentos dentro do prazo estipulado.
Ele pede aos colaboradores do hospital que entendam as dificuldades momentâneas, reforçando que todos são fundamentais para o funcionamento do hospital, mas que a diretoria depende do dinheiro para para fazer os pagamentos.
Por fim, o provedor informa que comunicou os órgãos oficiais, a Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo) e aos assessores da Secretaria de Estado da Saúde sobre a situação.:hoje mais