Retrospectiva 2018

2018: um ano pesado, de crise, intolerância e desilusão na Copa do Mundo, confira os principais fatos e 2018:

O ex-presidente Lula, em abril deste ano. Lula foi condenado em 12 de julho de 2017 pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, que considerou o ex-presidente culpado de receber vantagens indevidas da empreiteira OAS, no caso envolvendo um apartamento triplex no Guarujá.

Na capital carioca, um incêndio atingiu o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. O Museu Nacional do Rio reunia um acervo de mais de 20 milhões de itens dos mais variados temas, coleções de geologia, paleontologia, botânica, zoologia e arqueologia.

Museu Nacional do Rio de Janeiro durante incêndio no dia 2 de setembro / Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil

A febre amarela continuou a ser monitorada pelo Ministério da Saúde durante o ano de 2018.

Em 2018, O Brasil bateu um novo recorde no número de solicitações de refúgio em 2018. Apenas nos primeiros sete meses do ano foram mais de 40 mil pedidos. A maioria das solicitações são de venezuelanos. Diante do quadro de migração e refúgio, autoridades se reuniram no  XIV Encontro Nacional da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados (RedeMiR),promovido pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

 

O ano foi também de eleição no país. Brasileiros elegeram deputados federais, estaduais, senadores, governadores e o presidente da república. A disputa pela presidência foi decidida em segundo turno, entre os candidatos Fernando Haddad (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PSL). O candidato do PSL foi eleito o novo presidente do Brasil e governará o país nos próximos quatro anos.

Jair Bolsonaro eleito presidente do Brasil / Foto: REUTERS/Adriano Machado

Cuba anunciou a saída dos médicos cubanos do Programa Mais Médicos do Brasil. A saída deixou um total de 8.400 vagas desocupadas, o que gerou a criação e abertura de um edital para os profissionais brasileiros interessados em exercer a medicina nas vagas disponibilizadas pelo programa. Até 4 de janeiro, brasileiros e estrangeiros participantes do programa deverão atuar em todo o país.

No mundo, a França ganhou a Copa do Mundo. Um no novo tsunami atingiu o sul da Ásia, a Inglaterra confirmou sua saída da União Europeia, a Guerra da Síria completou sete anos e Trump se tornou o político mais polêmico dos últimos anos.

Fonte: Canção Nova.

 

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...