Bolsonaro toma posse em Brasília

Cerimônia de Posse do Presidente do Brasil Jair Bolsonaro 2019

Após 13 anos de governo de centro-esquerda, seguido de dois anos de transição com o presidente Michel Temer, o Brasil testa pela primeira vez em sua história democrática um Governo de extrema direita com a posse de Jair Messias Bolsonaro hoje.

As denúncias de corrupção contra o Partido dos Trabalhadores, que governou por 13 anos, mais a crise, abriram espaço para a ascensão do presidente com traços autoritários que elogia os tempos da ditadura militar e ironiza conquistas sociais. Bolsonaro foi eleito democraticamente no segundo turno com o voto de quase 58 milhões de brasileiros, em 28 de outubro, derrotando Fernando Haddad, do PT. Nem sua ameaça de cortar direitos trabalhistas, reduzir as defesas ao meio ambiente, limitar investimentos em cultura e o conservadorismo religioso o detiveram, nem mesmo o fato de Bolsonaro ter a família toda na política e estar no poder há  28 anos como parlamentar.

Entre a campanha midiática para se apresentar como popular –com a exibição de fotos comendo pão com leite condensado ou lavando e estendendo a própria roupa–, lançou polêmicas como recusar que o Brasil seja sede da Conferência do Clima em 2019 (COP 25), como se esperava. Também demonstrou desprezo pelo Acordo de Paris.

Bolsonaro começa seu mandato sob uma nuvem de suspeitas sobre a lisura que cobra de seus adversários, após a notícia de que um amigo seu, Fabrício Queiroz, ex-assessor de seu filho Flavio Bolsonaro, fez operações suspeitas com dinheiro, em um valor muito acima de sua renda. Queiroz trabalhou como motorista do filho do presidente eleito. Convidado a dar explicações ao Ministério Público, faltou três vezes.

Bolsonaro poderá perder força se seu estilo agressivo chegar a complicar a economia e afetar a parte que mais dói às pessoas comuns em qualquer parte do mundo: o bolso. A recuperação econômica é fundamental para que o presidente eleito continue no poder com o apoio inicial em um país com quase 122% de taxa de desemprego.

Fonte: El País.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...