Poluição no Baixotes continua em Birigui

Em Birigui, vereadores integrantes da Comissão de Meio Ambiente cobraram o prefeito Cristiano Salmeirão (PTB), sobre resolução de problemas na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da cidade. Estiveram presentes os vereadores Cesinha Pantarotto (Podemos) e Bendito Dafé (PV).

Durante uma reunião no dia 22/09/2017, eles entregaram um requerimento com pedidos de informação da administração sobre os procedimentos adotados atualmente para conter a formação de uma espuma no ponto de lançamento da água no ribeirão Baixotes, que serve como fonte de captação de água para parte da cidade.

Em junho, uma denúncia à comissão mostrou que uma espuma branca, de odor forte, estaria invadindo a água do ribeirão, proveniente da estação. Por conta disso, em julho, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) advertiu a Prefeitura a tomar providências sobre o caso, determinando que o Executivo implantasse medidas emergenciais para o controle da geração desta espuma.

A cobrança, segundo Dafé, presidente da comissão, ocorreu após visita feita à estação, 90 dias após o ocorrido. “Recebemos novas reclamações de moradores pelo mal cheiro vindo da estação. Assim, fomos verificar o andamento das melhorias, mas, no local, percebemos que a peneira de uma das lagoas, danificada desde a visita anterior, estava novamente quebrada”, disse. “Além disso, a caixa, que apresentava vazamento antes da queda da água foi isolada e uma nova feita mais a frente. Mas, infelizmente, novos problemas foram constatados, como apenas uma bomba em funcionamento”, completou.

Ainda de acordo com o vereador, o gerador da estação está danificado. “Foi justamente o problema do gerador que nos levou a falar com o prefeito, pois isso é gravíssimo e necessita de atenção rápida. Ele nos prometeu agilidade em corrigir este problema. O gerador de energia dá segurança para que em caso de falhas ou queda da rede elétrica a ETE continue funcionando. Se ela para, o esgoto é lançado diretamente no ribeirão, o que constatamos já ter ocorrido”, finalizou Dafé.

Em matéria publicada no site da Câmara, Salmeirão afirmou que atenderá as questões com urgência. A população espera que de fato seja tratada com urgência, porque a população fica incomodada e a natureza está ameaçada e não se pode ter água poluída em época que sequer está chovendo.

 

Fonte: Folha da Região.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...