MACRON ASSUME A PRESIDÊNCIA DA FRANÇA

O centrista Emmanuel Macron se tornou neste domingo, 14/05/2017, o oitavo presidente da V República Francesa, e o mais jovem. Macron, de 39 anos. Sua mensagem foi sintética e clara: A França precisa recobrar a confiança para votar a ser ouvida no mundo.

A investidura coincide com a celebração de Joana D’Arc, a heroína medieval que, “quando a França já não acreditava [em si mesma], se dividia contra si mesma, teve a intuição de sua saúde, sua reunificação”, nas palavras de Macron. Joana D’Arc, disse o presidente em um de seus discursos mais elogiados, “sabe que não nasceu para viver, e sim para tentar o impossível”. “Como uma flecha, sua trajetória foi certeira. Joana perfurou o sistema”. Macron se vê com missão semelhante.

A França é a sétima economia do mundo, com um PIB de US$ 2,4 trilhões. Em 2016, o país cresceu 1,2%. Esse número representa um crescimento menor que o da Alemanha (1,9%) e do Reino Unido (1,8%). Caberá a Macron tentar reerguer a economia do país. A taxa de desemprego está hoje em 10% . Ataques terroristas assumidos ou atribuídos a grupos extremistas islâmicos impõem um desafio adicional ao novo presidente, que terá de se equilibrar entre os imperativos de segurança e a abertura do país a pessoas que são estrangeiras, ou que, mesmo tendo nascido na França, descendem de imigrantes e são tidos por muitos franceses como culturalmente inadaptados.

O futuro da União Europeia também parece mais seguro sob o mandato de Macron, pois Le Pen, concorrente derrotada, prometia retirar o país da Zona do Euro (grupo de países que adotam moeda comum) e realizar plebiscito sobre a saída da França do bloco. Macron, ao contrário, é um entusiasta da permanência. Macron pode levar adiante, com força renovada, as negociações entre a União Europeia e o Mercosul, bloco do qual o Brasil é fundador e membro. A França é, desde o fim da Segunda Guerra, uma das cinco potências nucleares que fazem parte do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Claro que para ser um político diferente, Macron também tem um perfil pessoal diferente. Casado com a professora Birigitte Trogneux, 24 anos mais velha que ele e seu grande amor, Emmanuel prova que que inteligência e charme são verdadeiros afrodisíacos a longo prazo,

Torcemos para de fato um futuro melhor para o mundo que o jovem presidente cumpra ao menos metade das grandes expectativas que o mundo joga sobre ele, porque inclusive nós brasileiros teremos muito a ganhar com isso.

 

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...