EDUQUE SEU CÃO SEM GRITAR

Latidos incontroláveis, destroços aos montes, fezes em metade do comedouro…. Não grite com o seu cão. Gritar com um cão não resolverá os problemas e, possivelmente, contribuirá para piorá-los. Tente ignorar o comportamento ruim e recompensar o bom.

Convenhamos que há situações nas quais o seu amigo de quatro patas contribui em muito para te deixar louco. Mas devemos saber também que ele não o faz com essa intenção. É que você se zanga como humano e ele atua como um cão.

Assim, em muitas ocasiões, você deverá aprender a respirar profundamente, armar-se de paciência e, com muito amor e dedicação, tentar fazer o seu peludo entender como devem ser as coisas.

“Treinado ou não, um cão sempre será, até certo ponto, ele mesmo”.
-Carol Lea Benjamin-

cão-destroi-tudo

É possível que, se você gritar, consiga com que o seu cão, de forma momentânea, deixe de realizar uma determinada ação. Entretanto, em pouco tempo ele voltará a fazer o mesmo.

Em diferentes áreas de nossa vida, gritar não soluciona os nossos problemas. Quando alguém quer impor algo através do grito, se o obtiver, é por meio do temor que provoca no outro. Essa não é uma boa maneira de resolver as coisas.

O mesmo se passa com o seu cão. Por isso, uma boa forma de educá-lo é com o reforço positivo, uma técnica na qual os bons comportamentos do animal são recompensados, por exemplo:

  • Alimentos de seu agrado
  • Palavras de carinho
  • Carícias
  • Brinquedos
  • Brincadeiras
  • Passeios

Mas se você o flagrar em pleno ato de destruição, é o momento certo para elevar o tom de voz, sem gritar e, de forma firme e contundente, lhe fazer entender com um “NÃO” ou com uma palavra semelhante, que ele não deve ter esse tipo de atitudes.

Gritar ou amedrontar um cão com diferentes tipos de castigos físicos não solucionará os maus comportamentos. Certamente os potencializará.

Além disso, desta maneira, criam-se animais assustados que podem começar a desenvolver diferentes transtornos de comportamento, como é o caso das estereotipias.

Educar o seu cão deve ser uma experiência positiva para você e para ele. Nada de bom se obtém com perseguição e nervosismo. Assim, não grite com o seu cão por algo que ele fez de ruim, conte até dez e busque a melhor forma de eliminar esses maus comportamentos que tanto lhe irritam.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...