Macacos morrem com suspeita de febre amarela

Mais uma cidade da região noroeste paulista acendeu a luz de alerta contra a febre amarela. Dois macacos foram encontrados mortos em uma mata em Palmares Paulista (SP).

Em um dos macacos não foi possível coletar material para exames por causa do estado de decomposição do corpo. Já o outro macaco foi encontrado no domingo (22) em uma mata. Nesse foram feitos exames para confirmar se ele tinha a febre amarela. O resultado ainda não está pronto, mas o trabalho de bloqueio na cidade já começou.

Agentes da Sucen de São José do Rio Preto (SP) montaram toda uma estrutura perto da mata onde o macaco foi encontrado morto. Eles vão capturar mosquitos em toda área. É um trabalho minucioso que eles fazem usando uma rede.

Mosquito capturado na mata será analisado (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Os agentes permanecem cinco horas na mata capturando os mosquitos. Depois eles são congelados e enviados para o Instituto Adolfo Lutz. “Estamos fazendo o controle que é a captura do mosquito responsável pela transmissão da febre amarela na área silvestre, se encontrar o vetor é possível ter uma posição melhor contra isso, para saber o que está acontecendo”, afirma Meire Pichineli, do departamento municipal de combate a dengue.

O macaco foi encontrado morto por um caseiro, que informou ao centro de saúde e a equipe da Vigilância Sanitária veio na mesma hora fazer a captura do animal. “Isolamos a área e a necropsia é feita no local. Se ele morrer em oito horas a gente coleta o sangue, caso contrário a gente recolhe as vísceras”, afirma Nádia Camargo Freschi, chefe da Vigilância Epidemiológica.

Na cidade, a campanha contra a febre amarela foi intensificada e 1,5 mil moradores já tomaram a vacina. As doses da vacina continuam disponíveis. Ela deve ser tomada a cada dez anos e  quem não a imunizou deve ir o quanto antes. “A gente acredita que vamos atingir índices satisfatórios da vacinação, a mobilização continua porque a vacina é a única forma de prevenir contra a febre amarela”, afirma o diretor de saúde Relton Ardengue.

Agente tenta capturar mosquito na mata onde macaco morreu (Foto: Reprodução/ TV TEM)Agente tenta capturar mosquito na mata onde macaco morreu (Foto: Reprodução/ TV TEM)
Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...