Enquanto todos estamos cansados de saber a importância da educação, e das dificuldades do ensino em São Paulo e também do preço de se adquirir materiais de estudo, centenas de livros de exercícios para estudantes do ensino médio foram encontrados na segunda-feira (08/09) jogados na zona rural de Araçatuba. Haviam quase 200 cadernos de filosofia, inglês e de língua portuguesa, livros novos e de 2014.
O material usado como apoio no ensino médio foi abandonado num conjunto de chácaras na região Norte da cidade, bem longe de qualquer escola.
A apostila é chamada pelo Estado de “Caderno do Aluno” e vem com espaço para respostas e anotações. O material serve como complemento em sala de aula e faz parte de um programa lançado em 2007, que implantou um único currículo para as mais de cinco mil escolas da rede pública estadual.
A Secretaria Estadual de Educação informou que vai enviar supervisores para identificar a origem do material e tomar as “medidas cabíveis”, mas não disse que medidas serão essas.
Pela quantidade e nível do material, ele foi descartado justamente por alguém que deveria preservar por ele e distribuí-lo aos alunos ou ao menos para bibliotecas.