Doentes de Araçatuba buscam auxílio em Birigui

A Santa Casa de Araçatuba não vai mais atender casos de baixa complexidade, como pessoas que chegam com sintomas de dengue, por exemplo. Esse tipo de atendimento é a porta de entrada para o sistema de saúde, a partir daí é que o paciente é avaliado pelo plantonista e encaminhado a um especialista, se houver necessidade.

O hospital não informou quando essa mudança deve acontecer, mas o local só irá atender casos de urgência e emergência. Essa é uma tentativa de evitar a superlotação que a Santa Casa vem enfrentando nos últimos meses, com pacientes esperando até 10 horas para ser atendido.

Segundo a prefeitura de Araçatuba, essa mudança não deve sobrecarregar a saúde municipal, como as unidades de saúde. A orientação é que o paciente procure a unidade básica de saúde e se precisar de um especialista, será encaminhado ao centro de saúde ou ao núcleo de gestão assistencial. Se preferir ser atendido no AME, Ambulatório Médico de Especialidades, também terá a consulta agendada pelo município.

Santa Casa de Araçatuba está recebendo os pacientes do pronto-socorro (Foto: Reprodução / TV Tem)

 Com a ausência de antedimento, muitos doentes tem buscado auxílio em outras cidades da região, principalmente em Birigui, aumentando ainda mais a demanda em uma época de calamidade pública devido ao excesso de casos de dengue.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...