Birigui em estado de calamidade pública

O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé (PDT), decretou na última sexta-feira (10/04/2015), pelo segundo ano  estado de calamidade pública no município por conta do aumento nos casos de dengue nos últimos meses. O objetivo da administração com o decreto é garantir a execução de ações emergenciais, necessárias para combater o avanço da doença. O decreto valerá por 60 dias, podendo ser prorrogado por igual período, se necessário.
SCA CAMPINAS 12/03/2015 - ALIÁS - ESPECIAL DOMINICAL - Fabrica de mosquitos da dengue - Fotos nos laboratórios da empresa Oxitec que desenvolve  mosquitos aedes geneticamente modificados.FOTO SERGIO CASTRO/ESTADÃO.

De acordo com a Secretaria de Saúde, de janeiro até o dia 6 de abril, foram registradas 2.156 notificações. Deste número, 895 foram de casos positivos da dengue, sendo 220 comprovados por exame laboratorial e 675 confirmados por diagnóstico clínico epidemiológico (sem exame). Cerca de 300 notificações estão em investigação e 961 tiveram resultado negativo. Houve também uma morte confirmada da doença neste ano.

Os 720 servidores da secretaria da Saúde receberam novas orientações para melhor atender a população e acelerar as atividades no combate à dengue. Foram montados também fluxos de atendimentos nas UBS’s, Unidades Básicas de Saúde, e no Pronto-Socorro, onde foi separado um espaço exclusivo para atender as pessoas com suspeita da doença.
A administração municipal também está contratando 62 auxiliares de controle à dengue que irão reforçar, temporariamente, os trabalhos de orientação e eliminação de criadouros do mosquito transmissor da doença, realizados diariamente pelos agentes de combate a endemias e comunitários de saúde. Os novos auxiliares devem iniciar as atividades na próxima semana. A prefeitura estuda ainda realizar um novo processo seletivo visando aumentar o número de agentes.
A secretária de Saúde orienta ainda os moradores a procurarem uma das nove UBSs após o surgimento de qualquer sintoma sugestivo da dengue, como febre alta, dor de cabeça, nas articulações, no corpo e por trás dos olhos, vômito ou dor abdominal para tratamento adequado.

mosquito-dengue-emdefesadasaude

A Secretária de Saúde de Birigui (SP) confirmou no dia 16 de março, a primeira morte por dengue do ano no município. A vítima foi um idoso de 85 anos, que morava no bairro Monte Líbado. Ele morreu na sexta-feira (6), porém a causa do óbito só foi divulgada no dia 16 do ultimo mês. A vítima teria ido até o hospital enquanto a doença ainda não era constatada. O idoso ficou por muito tempo no local até que seu estado agravou e ele foi parar por fim na UTI, Unidade de Terapia Intensiva, e morreu.

Fonte: G1

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...