Beneficiários ‘madrugam’ em fila para atualizar o Cadastro Único em Birigui

Atendimento por demanda espontânea está sendo feito na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Foto: Colaboração de leitor)

Alguns idosos que chegaram ainda na madrugada na Secretaria de Assistência Social de Birigui (SP) na manhã de segunda-feira (3) para atualizar o Cadastro Único voltaram para casa sem atendimento. Prefeitura já esperava o atendimento por demanda espontânea neste mês de julho.

O Cadastro Único identifica e caracteriza as famílias com renda até meio salário mínimo per capita, para recebimento do Auxílio Brasil e demais programas sociais.

Portaria de 16 de junho de 2011 prevê que a coleta de dados do cadastro único pode ser feita prioritariamente por visita domiciliar; em postos de atendimento fixos, preferencialmente próximos às famílias de baixa renda; e em postos de coleta itinerante.

A Prefeitura de Birigui informa que há cerca de dois anos houve uma reformulação no atendimento, com a centralização na Assistência Social, porque os Cras (Centro de Referência da Assistência Social) não contam com equipe própria para atendimento em suas sedes.

A opção por esse espaço se deu por estar perto da Gestão do Cadastro Único, não interferindo assim na Gestão do PAIF nos territórios.

Ainda de acordo com a administração municipal, em dezembro do ano passado teve início o agendamento eletrônico, que contribuiu favoravelmente para o serviço.

Entretanto, ao analisar os dados coletados dos atendimentos no primeiro quadrimestre deste ano, foi constatado que das 2.548 vagas disponibilizadas, 1.214 pessoas não compareceram, o que corresponde a quase metade. O não cadastramento pode levar à suspensão do atendimento por até 2 meses.

Ainda segundo a Prefeitura, como o mês de julho é considerado atípico, foi definido que haveria atendimento por demanda espontânea, pois haveria a procura do público real.

O município afirma que os Cras foram orientados a informar aos beneficiários, que as famílias que residem em territórios rurais, que possuem idosos ou pessoas com deficiência seriam atendidas em domicílio, sendo necessário entrar em contato com o equipamento informando nome, CPF e endereço, para posterior visita domiciliar.

Segundo a Prefeitura, na segunda-feira foram disponibilizadas 30 vagas para atendimento presencial na sede da secretaria, sendo dez delas para idosos.

No início da tarde o Hojemais Araçatuba foi informado que os primeiros beneficiários chegaram no local por volta das 5h, vindos de vários bairros da cidade. Eles teriam sido informados que seriam distribuídas 30 senhas e foi organizada uma fila para atendimento preferencial de idosos e deficientes.

Como foram atendidos apenas dez idosos, os demais que aguardavam na fila foram dispensados pouco antes das 8h. Entre essas pessoas estaria um idoso que tenta fazer o cadastro desde maio.

Morador no bairro Cidade Jardim, ele teria ido de bicicleta até a Secretaria de Assistência Social, que fica no Centro, chegando pouco depois das 5h30. Como não recebeu senha, voltou para casa sem ser atendido.

Segundo a Prefeitura, as dez vagas preferenciais disponibilizadas foram ocupadas e os que estavam com cadastro único atualizado, foram orientados a procurar o serviço na data correta. “Para os demais foram disponibilizadas cerca de 28 vagas, excedendo oito vagas na ocasião”, informa o município.

Ainda de acordo com a administração municipal, o atendimento por demanda espontânea deve acontecer durante todo mês de julho. “Orientamos então a todos que passavam por atendimento dentro do equipamento”, finaliza a nota.hoje mais

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