Aumento da gasolina

Poucos dias após a presidente Dilma ter anunciar a redução da conta de luz, o governo autorizou a Petrobrás a reajustar o preço do combustível. O aumento divulgado 30 de janeiro estabelece um reajuste para as refinarias de 6,6% na gasolina e 5,4% no óleo diesel. O reajuste final ao consumidor nas bombas deve ficar em torno dos 4% e um pouco menos em relação ao diesel.

O aumento se deve à pressão dos investidores e da diretoria da Petrobrás, que estariam reclamando da diferença entre o preço que a estatal compra o combustível importado e o valor em que vende o produto no Brasil. Para a direção da estatal, a defasagem entre o preço internacional do combustível e o que é praticado aqui estaria causando um prejuízo de quase R$ 2 bi por mês. O crescimento de 80% do consumo de gasolina nos últimos 4 anos teria aprofundado a dependência ao produto importado e o “rombo” na empresa.

O aumento do combustível afeta toda a economia, inclusive o transporte coletivo. Táxis, passagens de ônibus e inclusive produtos finais deverão encarecer, porque o transporte encarecerá.

 

Montagem “Pegadilma” foi o grande hit da internet na semana.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...