Aumenta negligência em relação às crianças

Sem hematoma, sangramento ou qualquer outro sinal mais evidente, violações graves a direitos fundamentais de crianças e adolescentes tendem a ser subestimadas. A negligência — que levou o menino Bernardo Uglione Boldrini, de 11 anos, a pedir socorro à Justiça do Rio Grande do Sul antes de ser assassinado — é uma delas. Apesar de menos chocante que a agressão física ou o abuso sexual, esse tipo de violência corresponde a 74% do total de 124.079 denúncias protocoladas em 2013 no Disque 100, com vítimas menores de idade. A média do ano passado — 249 registros por dia — explodiu em 2014. De janeiro a 15 de abril, o canal de comunicação do governo federal notificou 37.586 casos de negligência familiar, ou 358 a cada 24 horas.
Para especialistas, o caso Bernardo demonstra como a negligência, além de não escolher classe social, geralmente é a primeira violação que pode resultar em outras mais graves.

Das 37.586 denúncias de negligência registradas no Disque 100 em 2014, a maioria (45%) se refere a desamparo e à falta de responsabilização — exatamente o que levou Bernardo, em janeiro, ao Fórum de Três Passos, onde relatou as ofensas da madrasta, a desatenção do pai e o desejo de morar com outra família. Ele não podia chegar perto da meia irmã, de um ano. Costumava ser impedido pela madrasta de entrar em casa. Ficava na calçada. Passava dias na casa de amigos, ou seja total desamparo por parte do pai, o que culminou com uma grande tragédia.

20140418221742231899e

É necessário que a família se atente para as necessidades da criança e que caso haja mudança de comportamento notada principalmente na escola, que se busque investigar. Há casos de mães que se omitem quando veem suas filhas sendo abusadas pelo companheiro, isso jamais pode acontecer, ele deve ser denunciado e preso. As crianças e adolescentes são vítima vulneráveis, principalmente quando seus algozes são da família, porque sentem que não tem a quem recorrer. A negligência só aumente a vulnerabilidade de nossas crianças.

Fonte: Correio Brasiliense

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...