Aproximadamente 6 mil pessoas dos grupos prioritários ainda não se vacinaram contra a gripe (influenza) em Birigui (SP). A campanha, que já foi prorrogada pelo governo federal, termina na próxima terça-feira (30).
Segundo informou a Vigilância Epidemiológica, foram aplicadas 32.022 doses da vacina influenza na cidade. Até quinta-feira (25), a campanha tinha atingido 51% das crianças; 63% das gestantes; 66% das puérperas e 36% das pessoas de 55 a 59 anos.
“Estes são os grupos que precisam atingir cobertura vacinal de 90%. Quem ainda não recebeu a vacina deve procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência”, disse a enfermeira Isabel Galdeano, da Vigilância Epidemiológica de Birigui.
Segundo o município, houve uma alta demanda de procura de alguns grupos prioritários para vacinação neste ano, por conta da pandemia, com destaque para idosos e profissionais da saúde. “Porém muitas pessoas deixaram de procurar os serviços de saúde para vacinação com receio de transmissão de doenças e isolamento social”, analisa.
A Saúde não fala em “sobra de vacinas”, mas que há doses suficientes para atender os grupos contemplados para vacinação. Até o momento, de acordo com a pasta, não há informação de nova prorrogação da data ou de ampliação dos grupos prioritários.
hoje mais
foto imagem net