Visita do Papa Francisco ao Brasil

Depois de uma semana de visitas à várias localidades no Brasil o Santo Papa Francisco se despediu dos peregrinos no último domingo (28) no início da noite no aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro onde seu avião esperava para retornar ao Vaticano depois da grande Jornada da Juventude aqui no Brasil.

Mais de 3 milhões de pessoas de 176 países receberam o Papa em Copacabana.

O Papa papa Francisco afirmou que o futuro exige uma reabilitação da política, uma visão humanista da economia, uma “sociedade mais justa” e uma política que consiga cada vez mais e melhor “a participação das pessoas, evite o elitismo e erradique a pobreza”.

“Que a ninguém falte o necessário e que seja garantido a todos dignidade, fraternidade e solidariedade: este é o caminho a seguir”, disse o papa diante de autoridades. Francisco lembrou o profeta Amós que dizia “vendem o justo por dinheiro, e o necessitado por um par de sapatos. Suspirando pelo pó da terra, sobre a cabeça dos pobres, pervertem o caminho dos mansos” e acrescentou: “os gritos que pedem justiça continuam ainda hoje”.
O papa afirmou que quem desempenha um papel de guia deve ter objetivos muito concretos e buscar os meios específicos para alcançá-los, mas alertou que há o risco da desilusão, da amargura, da indiferença, quando as expectativas não se cumprem.
A próxima Jornada deverá ocorrer na Polônia. Quanto ao governo brasileiro esperemos que tenha ouvido bem os discursos do Papa e aprende a ser mais honesto e menos corrupto, e que haja prestações de contas compradas sobre todos os eventos ocorridos no Brasil.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...