Visibilidade zero deve chegar aos aeroportos nacionais

Os aeroportos de Guarulhos, Galeão e Curitiba deverão permitir o pouso de aeronaves mesmo com visibilidade zero. A Infraero está investido cerca de R$35 milhões em um equipamento chamado ILS (sigla em inglês para sistema de pouso por instrumento) de categoria três.  Com ele, os pousos poderão continuar ocorrendo mesmo em dias de forte neblina ou nebulosidade.

No aeroporto de Guarulhos, o maior do país, o ILS deve começar a funcionar em setembro. Nos outros dois, o prazo para a conclusão das obras necessárias é o final de 2013.

Hoje, os três aeroportos contam com o ILS categoria dois, que também auxilia pousos com pouca visibilidade, mas não chega a permitir essas operações em casos extremos, de visibilidade zero.

Com o ILS categora três, os aviões poderão pousar mesmo com baixa visibilidade.

O ILS é composto de dois tipos de antenas, instaladas na ponta e na lateral da pista de pouso. Elas informam as aeronaves sobre a distância e a inclinação delas em relação à pista.

Para que o ILS categoria três seja utilizado, o avião precisa contar com um equipamento específico, que interage com as antenas, e os pilotos e copilotos devem estar treinados para operá-lo. A maioria das empresas aéreas estrangeiras já está capacitada para isso. Mas as nacionais ainda não.

Fonte: G1

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