Turismo sexual assola o Brasil

Infelizmente, atualmente o Brasil é uma das rotas preferenciais do turismo sexual no mundo, perdendo apenas para a Tailândia e talvez Cuba.

Uma pesquisa patrocinada pela OMT e divulgada em 2005 revelou o perfil do turista sexual que vem ao Brasil. Ele é na maioria das vezes de classe média, tem entre 20 e 40 anos de idade, viaja desacompanhado ou com outros homens. Italianos, portugueses, holandeses e norte-americanos lideram o ranking dos turistas sexuais. Em menor número aparecem os ingleses, alemães e latino-americanos. Foram entrevistadas 1.400 pessoas para o levantamento, entre garotas de programa brasileiras e turistas sexuais.

Apesar de o turismo ocorrer por todo o país é nas regiões litorâneas, sobretudo do Nordeste e no Rio de Janeiro que ele é mais visível e também mais chocante.

Andando pelas praias ou bares de Fortaleza é comum ver gringos de mais de quarenta com meninas ou meninos que visivelmente tem  no máximo dezesseis anos, assim como é também comum ver jovens loiros, bonitos e com no máximo trinta anos combinando preço para pegar prostitutas com idade para serem suas avós.

A vergonha maior não deve ser sentida pelas prostitutas, travestis ou garotos de programa e sim por esses gringos que na maioria das vezes buscam alguém que sequer fala a mesma língua apenas para tratar como objeto, para satisfazer uma necessidade física, sem buscar se envolver, sem buscar respeitar o outro, e principalmente sem ter a menor capacidade de buscar uma real conquista afetiva ou até mesmo sexual. Esses gringos que pagam por sexo são fracassados, fazem em nosso país o que não teria coragem de fazer no próprio e merecem cadeia sim. No entanto, não sejamos hipócritas, é visível que rola uma vista grossa por parte das autoridades, para manter uma indústria de turismo muitas baseadas apenas no sexo.  Uma vergonha para o Brasil e para esses gringos.

De acordo com o Ministério do Turismo existe, no Brasil, o turismo sexual doméstico -inter-estadual e inter-municipal – mas predomina o internacional. Segundo dados da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), o País recebe uma média anual de 5 milhões de turistas estrangeiros. Entre 2000 e 2006 os destinos mais procurados por eles foram Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Causas para o turismo sexual: a pauperização crescente; a liberalização dos mercados sexuais, que incentiva mais ou menos diretamente o tráfico de mulheres para fins de prostituição; a persistência de sociedades patriarcais e sexistas; a deterioração da imagem da mulher, tendo como pano de fundo a violência sexual generalizada e banalizada; e a explosão do turismo internacional e dos fluxos de migrantes de todo tipo.

Nós brasileiros temos que denunciar os gringos que vem para cá explorar nossas crianças e parar de te tratar as pessoas oriundas de países ricos como deuses, devemos valorizar nossa cultura e principalmente nossa gente. Cadeia para o turista sexual que faz aqui o pior tipo de turismo predatório que existe, o do ser humano.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...