A Secretaria de Assistência Social de Birigui (SP) inaugurou nesta sexta-feira (10) a nova instalação da Casa Abrigo do município, que atualmente acolhe sete menores.
A nova casa tem capacidade para atender 20 crianças e adolescentes de até 18 anos incompletos. São quatro quartos, o que permite a divisão em alas masculina e feminina, banheiros adaptados, refeitório, cozinha, sala de estudo, sala de TV e espaço para lazer com jogos e parquinho. Será possível também fazer o isolamento adequado no caso de alguma criança testar positivo para covid-19.0
O serviço socioassistencial é usado para o acolhimento institucional transitório de crianças e adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência e violência) ou pela impossibilidade momentânea de cuidado e proteção por sua família.
Participaram da solenidade o prefeito Leandro Maffeis (PSL); a secretária de Assistência Social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani; o presidente da Câmara, César Pantarotto Junior (PSD); a assistente social responsável pela Casa Abrigo, Marcilene Fioravante de Souza; entre outras autoridades.
“Foi necessário realizarmos a mudança para essa nova instalação para que pudéssemos garantir a oferta do serviço de forma qualificada. Há tempos o serviço vem demandando um espaço digno, organizado, com local apropriado para estudo e lazer, que são prioridades”, disse Maffeis.
A Casa Abrigo de Birigui funciona há quase 24 anos, quando por meio da lei 3.574 de 19 de junho de 1998, foi incluída na estrutura administrativa do município. O serviço é vinculado à Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Na Casa Abrigo é prestado o serviço de acolhimento integral, com o acompanhamento feito por equipe técnica composta por assistentes sociais e psicólogas, além de equipe de cuidadoras, cozinheiras, auxiliares, motorista e setor administrativo.
hoje mais
