Privatização do Pré-sal

Todos que tem um certo conhecimento econômico sabe da importância tanto política quanto econômica e estratégica de se deter fontes de energia, no entanto, mesmo buscando um constante “fazer bonito” e querer dizer que estamos rumos ao primeiro mundo, nosso governo há décadas está privatizando nossas fontes de energia.  A presidenta Dilma Roussef, que parece ter se esquecido dos anos de protesto do PT contra o PSDB pelas privatizações, anunciou o leilão do pré-sal.

 Dilma contraria o próprio discurso histórico e de antigas campanhas eleitorais. Dilma celebrou os 15 bilhões de reais que o governo receberá das empresas após o certame, e que são essenciais para ele que tente cumprir a meta fiscal num ano de crescimento baixo, arrecadação em queda e inflação em alta. O pagamento de tal conta será feito em parte pela Petrobras, que arcará com 6 bilhões. O restante será custeado pelo dinheiro das empresas privadas que também explorarão Libra. Mas receber dinheiro privado, ao que parece, não significa privatizar, segundo a presidente. “Pelos resultados do leilão, 85% de toda a renda do campo de Libra vão pertencer ao Estado brasileiro e à Petrobras. Isto é bem diferente de privatização”, disse ela, em seu discurso de oito minutos. As empresas, segundo Dilma, vão obter lucros ‘significativos’ compatíveis com os riscos que assumiram. A presidente também voltou a afirmar que o Brasil é um “país aberto à iniciativa privada, que respeita contratos e preserva sua soberania”.

A despeito das críticas da iniciativa privada, a  presidente também defendeu o regime adotado: “O modelo de partilha significa uma grande conquista para o Brasil. Com ele, estamos garantindo o equilíbrio justo entre os interesses do estado brasileiro e os lucros da Petrobras e das empresas parceiras. Trata-se de uma parceria em que todos sairão ganhando”, afirmou ela.

A presidente, que tem adotado um tom eleitoreiro em seus pronunciamentos recentes, encerrou seu discurso com uma incomum evocação religiosa: “Que Deus continue abençoando o Brasil”. Só Deus mesmo porque se for depender da coerência dos políticos, dá no que temos hoje.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...