PREFEITURA CRIA ABRIGO TEMPORÁRIO PARA MORADORES DE RUA

A Prefeitura de Birigui (SP) informou nesta quarta-feira (28) que a Secretaria Municipal de Assistência Social está abrindo um ponto de acolhimento temporário para moradores em situação de rua se abrigarem durante a onda de frio intenso que está prevista para chegar à região nesta semana.

O espaço fica na rua Santa Tereza, 365, com entrada pelo portão lateral do Fundo Social de Solidariedade e estará aberto a partir das 18h. Para a pernoite serão oferecidas camas individuais com colchão, cobertores e alimentação. Segundo a Prefeitura, também foi preparado um espaço para os pets que acompanham as pessoas em situação de rua.

O anúncio da instalação do abrigo foi feito um dia após ser protocolado na Câmara, pedido para o acolhimento da população em situação de rua em locais públicos. A sugestão dos vereadores Benedito Da fé (PSD) e Wesley Ricardo Coalha to (PSL), o Cabo Wesley, era de que o abrigo fosse montado no ginásio municipal ou lugar semelhante.

Na justificativa, eles apontam que previsões do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) são de que o município pode registrar temperatura próximo de 0ºC entre quinta e sexta-feira. O frio intenso deve permanecer até a próxima semana.

“Levando em conta que essas pessoas não possuem local abrigado onde dormir e, desta forma, dormem em calçadas ou praças, muitas vezes sem qualquer proteção térmica, a longa exposição à baixas temperaturas pode ser muito além de incômoda, tornando-se fatal”, cita a indicação.

Em nota distribuída à imprensa, a secretária municipal de Assistência Social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani, confirma que a maior preocupação da pasta com o frio intenso que está previsto é com os moradores de rua.

“Eles conhecem as leis e sabem que têm o direito de ir e vir, por isso, alguns são resistentes e não aceitam nossa ajuda. Mas queremos muito ajudá-los e todos serão muito bem-vindos”, declara.

A Prefeitura informa que a Secretaria de Assistência Social tem equipe técnica para abordagem social, com o intuito de encaminhar as pessoas em situação de rua para os serviços da rede de proteção assistencial do município. Esse trabalho foi intensificado devido ao inverno e as pessoas que recusam acolhimento recebem cobertores.

hoje mais

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...