O problema do tabagismo

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica gerada pela dependência da nicotina e, por isso, está inserido na Classificação Internacional de Doenças (CID10) da Organização Mundial da Saúde.

Também é considerado o mais importante fator de risco isolado para cerca de 50 doenças, muitas delas graves e fatais como o câncer, as cardiovasculares, enfisema, entre outras.É um problema que também aflige os não fumantes que, ao se exporem à fumaça de produtos de tabaco em recintos coletivos (tabagismo passivo), correm o risco de desenvolver câncer, infarto, infecções respiratórias, dentre outros agravos. Por isso, quando ocorre em ambientes de trabalho, o tabagismo passivo é considerado um risco ocupacional.Morrem no mundo cerca de cinco milhões de pessoas por ano, devido ao tabagismo, sendo 200 mil no Brasil.Segundo estimativas da OMS, só no século XX a epidemia de tabaco matou cerca de 100 milhões de pessoas. Caso as atuais tendências de consumo sejam mantidas, no século XXI o tabaco poderá matar cerca de 1 bilhão.A OMS estima que, a partir de 2020, de cada 10 mortes atribuídas ao tabaco, sete delas acontecerão nos países em desenvolvimento, nos quais já se concentram 80% do consumo mundial de produtos de tabaco, principalmente de cigarros.

A cicatrizaçãoEste problema está associado à circulação sanguínea, dificultando o processo de cicatrização e aumentando o risco de necroses, fibroses e infecções na pele. Isso se torna ainda mais crítico em casos de cirurgia (sobretudo plásticas), quando há uma natural diminuição da vascularização que, associada aos cigarros, pode aumentar os ricos de complicações.

A corrente sanguínea

Podem ocorrer mudanças no sangue, aumentando a contração dos vasos sanguíneos e danificando-os. Doenças arteriais também podem se desenvolver devido ao tabagismo.

A imunossupressão
A nicotina pode contribuir para a infecção pelo HPV e alguns estudos indicam que pode favorecer o desenvolvimento de melanoma (tumor maligno na pele).

O envelhecimento da pele
O fumo causa o envelhecimento precoce da pele tanto pela formação de radicais livres (que causam morte celular) quanto pela maior facilidade de contrair doenças que ele propicia. No rosto, o cigarro atua como importante fator extrínseco no envelhecimento da pele. Há também alterações na formação e na qualidade do colágeno e tecido elástico, conferindo à pele uma coloração amarelo-pálida nada agradável.

A queda de cabelos
Fumar pode estimular a produção de DHT (dihidrotestosterona), hormônio envolvido na queda de cabelo.

Sintomas da diabetes
Por ser uma doença crônica, o diabetes tem seus efeitos intensificados no organismo quando o paciente é fumante.

Agravar doenças de pele
O tabagismo pode ajudar a desenvolver ou agravar quadros de psoríase, doença auto-imune, além de favorecer o aparecimento de acne.

Quais são estes sintomas?

São aqueles decorrentes da falta ou abstinência da nicotina e surgem em aproximadamente algumas horas logo após parar de fumar:

A Fissura que é o desejo incontrolável de voltar a fumar;

A irritabilidade e a falta de concentração: apresenta dificuldade para escrever, não consegue trabalhar, pode apresentar choro, dificuldades motoras,desatenção.Os Reflexos motores ficam lentos.Isso tudo acontece porque a nicotina está em falta, é uma reação provocada pela falta de uma substância que se tornou infelizmente crucial ao funcionamento cerebral,caracterizando a dependência.

Quando se fala em medicação para tratamento do tabagismo, isso quer dizer medicamento para tratar exatamente os sintomas da síndrome de abstinência. Uma vez que o indivíduo decida parar de fumar, o medicamento irá ajudar para que se faça isso com tranqüilidade.

Para saber mais sobre os benefícios de parar de fumar e como está a saúde dos seus pulmões, busque um médico especializado. Na Climesp, há a Drª Rogéria Pontes, ortorrinolaringologista.

E depois de para de fumar?

Seu corpo irá beneficiar assim que as primeiras horas após deixar de fumar. Você pode começar a perceber os benefícios de saúde, como menos tosse, dentro das primeiras semanas.

Nas primeiras horas após a parada, os níveis de monóxido de carbono, um produto químico nocivo presente no fumo do cigarro, começa  a cair. Alto nível de monóxido de carbono é tóxico porque limita a quantidade de oxigênio que você pode carregar em seu sangue.

Fumar aumenta sua pressão sanguínea e faz o seu coração bater mais rápido. No entanto, tanto a pressão arterial e batimentos cardíacos vão começar a cair para níveis normais logo depois de parar de fumar.

Após dois minutos, sua pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal, após duas horas,a nicotina será filtrada pelo rim e não haverá mais nicotina em seu sangue.Este fato leva a síndrome de abstinência e a fissura.

Após oito horas, o nível de oxigênio no sangue,conhecido como saturação de oxigênio tende a se normalizar;  e após 12 a 24 horas, seus pulmões já funcionam melhor.

Em cerca de dois dias, seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor.Você começa a perceber que a vida tem cheiro e, este é bom!

A atriz Mallu Mader, que chegou a ser garota propaganda de uma marca de cigarros, conseguiu parar de fumar há mais de dez anos.

Em um ano, o risco de morte por infarto do miocárdio se reduz à metade do que você apresentava quando ainda fumava.Esta é uma vantagem inquestionável,constitui um grande marco para a sua saúde.

Entre cinco a dez anos, o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou e, após 20 anos, o risco de contrair câncer de pulmão será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Parar de fumar é a atitude mais importante que você,fumante, pode fazer a si mesmo,em termos de viver melhor.Tanto no aspecto de saúde e também de auto estima e inclusive para economizar, já que o maço de cigarro está cada vez mais caro no Brasil. Fumando três maços por semana, você gasta cerca de R$60,00 por mês, ou seja pelo menos R$720,00 ao ano, que você pode investir eu uma nova tv, câmera, celular ou pagar alguma conta.

Procure auxílio médico, você pode conversar com algum otorrinolaringologista, como a Drª Rogéria, na clínica Climesp, que fica na Rua Ribeiro de Barros, 126, telefone 18 3642-4088. A ajuda médica vai te dar o suporte para se livrar deste vício de uma vez por todas.

 Fonte: http://www.pordentrodo9dejulho.com.br

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...