Não é novidade que depressão, ansiedade, raiva e sentimentos similares estão relacionados a doenças cardíacas. Uma alta dose de stress, por exemplo, pode fazer o coração bater mais rapidamente e aumentar a pressão arterial, acelerando, assim, a possibilidade de um infarto. Mas não é só isso. De acordo com um estudo conduzido pelo Centro Médico da Universidade de Duke, nos EUA, constatou que o contrário também acontece, ou seja, emoções positivas podem tornar alguém mais saudável. Para a pesquisa, foi monitorado um grupo de 2.618 pessoas ― homens e mulheres ― que passariam por uma angiografia, exame capaz de revelar como o sangue flui pelas artérias que nutrem o coração. Na ocasião, os voluntários responderam a uma pesquisa sobre o que esperavam do futuro e como estaria sua saúde. Quinze anos depois, o estudo concluiu que os voluntários com as melhores expectativas possuíam 24% a menos de chance de morrer por complicações cardíacas.
Posteriormente, outro estudo comprovou algo semelhante, mas desta vez com um grupo de homens que vivia em Boston. Os pesquisadores analisaram, durante 12 anos, a capacidade que os voluntários tinham de controlar emoções positivas e negativas. De acordo com o resultado, entre os que tinham mais autocontrole, apenas 6% sofreram um ataque cardíaco ou morreram por doenças cardiovasculares, contra 14% de vítimas entre os homens incapazes de controlar suas emoções. Não gaste seu tempo em fofocas, coisas do passado, pensamentos negativos ou coisas fora de seu controle. Melhor investir sua energia no positivo do presente.
O pensamento positivo dá alento às suas forças. Levante o seu pensamento. O pensamento negativo fatiga a mente. Exaure as suas forças. Suas ações afetam a sua atitude e sua atitude impulsiona as suas ações. Existe um poder incrível em fazer com que suas ações e suas atitudes trabalhem consistentemente na mesma direção. Se você não pode tomar uma ação, pelo menos você pode convencer-se a si mesmo de que tem de tomar uma mais positiva atitude. Afinal, só pensar não requer nenhum esforço físico e – melhor – bem antes que você imagine aquela positiva atitude levará você a tomar uma ação. Que tal aproveitar essas ernegias de final de ano para pensar mais positivo? Tenho certeza de que se sentirá melhor!