A Polícia Militar prendeu na noite de terça-feira (30), em Birigui (SP), um jovem de 23 anos, que seria morador no Estado de Mato Grosso do Sul, transportando cerca de 4,5 toneladas de maconha. A droga foi encontrada na carroceria de um caminhão que era conduzido por ele, veículo esse que foi roubado em São Paulo.
A equipe da Força Tática que fez a prisão relatou que durante patrulhamento, por volta das 20h30, foi informada de uma denúncia de possível sequestro na rua Dona Augusta Sanches, no bairro Novo Jardim Stábille.
No local eles encontraram o investigado, que confirmou ter solicitado o atendimento. Ele estava nervoso, dizia frases desconexas e tinha ferimentos no joelho e nos pés. O acusado se identificou como sendo da cidade de Mundo Novo (MS) e contou que fazia um transporte com um caminhão de um tio dele, para Birigui.
Ainda segundo o investigado, ao estacionar o veículo ele teria sido surpreendido por três ou quatro desconhecidos que estavam armados e teriam tentado sequestrá-lo. Enquanto ele foi mantido no local por uma equipe, outros policiais foram até à rua Siqueira Campos, onde teria ocorrido a abordagem, e encontraram um caminhão Ford Cargo com as mesmas características indicadas pelo acusado.
O veículo estava ligado, com as portas abertas e os policiais notaram o cheiro de maconha. Em vistoria na cabine, eles encontraram diversos tabletes da droga e na carroceria, debaixo de paletes cobertos por lonas, havia centenas de tijolos do entorpecente.
Segundo a polícia, as placas instaladas no caminhão seriam de outro veículo e dentro do porta-luvas havia uma nota fiscal indicando outra placa. Ao consultar o chassi do caminhão, os policiais encontraram registro de roubo ocorrido em São Paulo.
Levado ao caminhão, o investigado teria confessado que teria recebido R$ 3.000,00 para transportar a droga até Birigui e confirmou a versão de que teria sido abordado pelos supostos sequestradores. Com ele foram apreendidos R$ 3.000,00 em dinheiro e dois celulares.
Levado ao plantão policial de Araçatuba, devido à grande quantidade de droga, o acusado teve a prisão confirmada pelo delegado que presidiu a ocorrência e permaneceu à disposição da Justiça para ser apresentado em audiência de custódia.
Ele deve ser indiciado por tráfico de drogas, receptação do caminhão roubado e adulteração do sinal identificador do veículo. Ainda de acordo com o que foi informado, a carga totalizou 4.480 quilos de maconha, divididos em 453 tabletes de aproximadamente 10 quilos cada e 13 de aproximadamente 1 quilo.