Um estudante de 13 anos morreu na noite de quinta-feira (1) no pronto-socorro de Birigui (SP), onde deu entrada por complicações após sofrer um corte em um dos pés, quando soltava pipa. Como o médico não atestou a causa da morte, um boletim de ocorrência foi registrado e o corpo encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal), para exame necroscópico.
- O comunicado à Polícia Civil foi feito pela mãe do menino, no final da noite. Ela contou que há uma semana o filho dela cortou o pé enquanto soltava pipa. Como o próprio menino retirou um caco de vidro do ferimento, inicialmente a família não buscou atendimento médico.
Porém, de acordo com ela, com o passar do tempo o ferimento piorou, evoluindo para dor na perna, e o adolescente foi levado a uma UBS (Unidade Básica de Saúde). Ainda segundo a mãe, o médico que fez o atendimento teria prescrito apenas remédio para dor e, desde então, o quadro de saúde do menino teria piorado.
Já na quinta-feira ela resolveu levá-lo ao pronto-socorro municipal, onde após ser submetido a vários exames, o médico teria informado que havia diagnosticado que o adolescente estaria com pneumonia. Ainda de acordo com o que foi relatado, algum tempo depois o médico retornou, informando que o paciente teria que ser intubado. E, passado mais de uma hora, chegou a comunicação de que ele havia morrido.
Como a causa do óbito não foi atestado pelo médico, a mãe foi orientada a procurar a polícia e registrar o boletim de ocorrência, para que o corpo fosse encaminhado para exame necroscópico, que deve apontar a causa da morte. Segundo a empresa funerária São Judas Tadeu, o corpo seria enterrado às 16h30 desta sexta-feira (2), no cemitério da Consolação.
A reportagem já entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui para saber se foi instaurado algum procedimento para apurar como se deu o atendimento a esse paciente e aguarda retorno. hoje mais