Com o início do ano, vem as contas como seguros, IPVA e coisas assim, e para não sofrer com o Ipva, é bom saber o que cada estado oferece na hora do pagamento.
Na maioria dos casos, os Estados oferecem duas opções de pagamento: à vista, com descontos que podem chegar a 15% sobre o valor total, e em até três parcelas, sem desconto. Quando vale a pena pagar à vista e quando é bom parcelar?
A conta é simples. Suponha que você tem o dinheiro para pagar à vista. Você pode quitar seu imposto ou pode colocar o dinheiro em uma aplicação financeira por três meses, rendendo juros.
Se o desconto prometido for maior do que o rendimento esperado, compensa pagar à vista. Se for menor ou muito parecido, é melhor pagar a prazo e não se descapitalizar.
Mais informações sobre datas de vencimento e alíquotas nas páginas da Secretaria da Fazenda do seu Estado. No estado de São Paulo é possível obter desconto no IPVA quando tiver créditos da Nota Fiscal Paulista, para quem é cadastrado, informe-se no site da fazenda paulista, e não esqueça de pagar a conta.