INCÊNDIO DESTRÓI ÁREA DE PRESERVAÇÃO

Incêndio em Floreal demorou mais de 13 horas para ser controlado (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Tragédia assola região: um incêndio atingiu fazendas e uma área de preservação permanente às margens do rio Tietê, em Buritama (SP), durante o fim de semana. O fogo começou na tarde de sábado (16) e foi controlado, mas voltou logo na manhã de domingo (17/09/2017). A fumaça chegou a encobrir a cidade de Araçatuba (SP), que fica a 50 quilômetros de Buritama.

Segundo os moradores, o incêndio começou em uma área de plantação de cana-de-açúcar. Ele chegou a ser controlado, mas o fogo voltou no dia seguinte. Com o vento e a vegetação seca, as chamas se alastraram rapidamente. Áreas arrendadas de duas usinas e propriedades particulares foram atingidas.
Em uma das fazendas, a área queimada chegou perto da casa. O curral da propriedade foi atingido e após cinco horas os moradores ainda tentavam apagar as chamas. Caminhões-pipa das usinas tentavam controlar o fogo no local e, de acordo com o administrador da fazenda, pelo menos 50 alqueires foram queimados.
O fogo também atingiu uma área de preservação permanente, às margens do rio Tietê. As usinas ainda calculam o tamanho da área afetada. Uma equipe da Polícia Ambiental, que monitora queimadas por meio de satélite, deverá ir até o local, ainda nesta segunda-feira (18), para medir a área atingida e verificar as possíveis causas do incêndio.
Outros incêndios
Também teve incêndios nas cidades de São José do Rio Preto (SP), Catanduva (SP) e Floreal (SP), neste domingo (17/09/2017).
Em Rio Preto, o fogo atingiu uma área da estação ambiental da cidade, o antigo Instituto Penal Agrícola (IPA). O incêndio começou às 8h e mobilizou equipe dos bombeiros, Defesa Civil e patrulha anti-queimadas.
As chamas foram controladas depois de 10h. Segundo a Defesa Civil, a área queimada equivale a 200 campos de futebol. Essa é a quinta vez que o antigo IPA pega fogo nos últimos 30 dias.

Em Catanduva, teve queimada em uma área de plantação de cana-de-açúcar, próximo ao bairro Nova Catanduva. Foram três grandes focos em uma mesma área de casas. A fumaça se espalhou e incomodou os moradores do local.

Já em Floreal (SP), o incêndio em uma mata nativa demorou mais de 13 horas para ser controlado. De acordo com os bombeiros, a área atingida equivalente a 60 campos de futebol. As causas dos incêndios ainda serão investigadas.

A população quer punição rígida com prisão e pagamento de multas acima de R$ 100.000,00  para quem ateia fogo em terrenos e matas.

 

Fonte: G1.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...