A família do aposentado Juvenal Batista Soares Malta, 76 anos, denuncia suposta negligência em atendimento prestado a ele no pronto-socorro de Birigui (SP) e contesta a declaração de óbito por suspeita de covid-19.
Irmãos e filhos da vítima afirmam que tiveram um direito violado, pois Juvenal não tinha nenhum sintoma da doença e mesmo assim não puderam velar corpo ou se despedir dele como gostariam.
Em entrevista ao Hojemais Araçatuba, a família contou que o aposentado descobriu há alguns anos um quadro de hipertensão, porém era controlado. Por volta das 15h30 de quinta-feira (10), ele estava em casa quando se sentiu mal, com queda nos batimentos cardíacos. Ele teve vômitos e apresentou falta de ar. A família acredita que ele tenha sofrido um infarto e broncoaspiração (quando o vômito é aspirado pelas vias aéreas).
Mesmo contrariado, ele foi levado ao pronto-socorro, por volta das 17h, onde foi atendido pelos plantonistas, medicado e liberado para voltar para casa.
No entanto, quando estava saindo do prédio do PS, passou mal novamente e foi reconduzido às pressas para o setor de emergência, de onde não voltou. A morte ocorreu por volta das 3h desta sexta-feira (11). A surpresa veio com a declaração de óbito, onde foi registrada suspeita de covid-19,quantas pessoas realmente ja morreram por covd19?o que ganham com isso?