Encher baldes de água e garrafões virou cena comum em Birigui: mais de 20 mil moradores dos 27 bairros abastecidos pelo poço profundo da concessionária Aqua Pérola, entre as avenidas 9 de Julho e Euclides Miragaia, estão improvisando para conviver com a paralisação parcial do fornecimento de água que teve início na segunda-feira (3) e deve durar até sábado (8). Segundo a Prefeitura, a interrupção é necessária para a troca sistemática das bombas do poço, a fim de melhorar a captação e distribuição da água. O fornecimento de água nos bairros afetados é feito das 11h às 12h30 e após as 18h, até a quantidade de água do reservatório acabar. Nos demais horários, o fornecimento é interrompido.
A falta atinge os bairros Residencial Capuano, Novo Jardim Stábile, Vila Izabel Marin, Jardim Jussara Maria, Jardim Toselar e adjacências, Jardim Vista Alegre, Vila Angélica, Parque São Vicente e adjacências, Jardim Bolelli, Bosque da Saúde, Vila Germano, Vila Guarujá, Residencial Manuela, Jardim Guaporé, Residencial Alvorada, Jardim Tangará, Jardim São Cristóvão, Bosque da Saúde, Jardim Vale do Sol, Parque Residencial Laluce, Pedro Marin Berbel, Eurico Caetano, Parque das Árvores, Jardim do Trevo, Colinas Park Residencial 1, Colinas 2 e Alto do Colinas.
Como medida preventiva, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto utilizará quatro caminhões-pipa do município e um do Corpo de Bombeiros, que levarão frequentemente água do reservatório da Saudade até o poço profundo da Aqua Pérola.
A administração municipal disponibilizou também um caminhão-pipa para atender casos de urgência. Neste caso, a pessoa deverá ligar para a secretaria: 3643-6174. Com este calor de 37 graus a sombra ficar sem água é praticamente uma provação, para os moradores, muitos idosos e com crianças pequenas em casa.