Doadores de medula óssea poderão ser isentos de taxa de inscrição em concursos

O vereador biriguiense Leandro Moreira (PRB) apresentou projeto que tem como objetivo isentar da taxa de inscrição de concursos públicos municipais as pessoas cadastradas no Redome (Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea). Segundo a propositura, caso ela seja aprovada, a quantidade de beneficiários será estabelecida pelo Poder Executivo, preservada a ordem cronológica de inscrição. Para obter o benefício, a pessoa precisará comprovar o cadastro no Redome no momento da inscrição do concurso.

O parlamentar disse na justificativa do projeto que o transplante de medula óssea salva vidas em todo mundo. Porém, não se trata de uma simples transfusão de sangue.

“Na transfusão de sangue existe doador universal, mas, mesmo assim, alguns tipos sanguíneos estão sempre escassos no banco de sangue. São milhares de famílias que passam noites em claro atrás de um doador de sangue compatível, mobilizando pessoas e campanhas para manter vivo um ente querido”, comentou Leandro.

Por outro lado, as chances de encontrar um doador de medula óssea compatível com a pessoa enferma que irá recebê-la é de uma chance em 100 mil, de acordo com o parlamentar. As chances caem para uma em um milhão, caso o paciente tenha herança genética rara.

É sabido que a maior probabilidade em encontrar compatibilidade é entre irmãos, porém, ainda assim as chances são consideradas pequenas. Pesquisas apontam que nesse caso a compatibilidade é de 25%. Dessa maneira, o encolhimento das famílias diminui as possibilidades de transplante de medula óssea”, assinalou o autor.

Além de incentivar o cadastramento no Redome, a proposta quer valorizar o gesto de quem toma iniciativa para ajudar outra pessoa. Conforme Leandro, o valor arrecadado com a inscrição de concursos públicos não é considerado como receita aos cofres municipais.

Ele ressaltou que o transplante é um processo simples, onde é retirado apenas de 10% a 15% da medula óssea, sendo que, em cerca de 15 a 20 dias, o doador tem suas células regeneradas por completo, não havendo riscos aos doadores.

1

Fonte: Folha da Região.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...