DER implode parte de ponte sobre o rio Tietê para ampliar hidrovia

 

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) implodiu nesta quarta-feira (23), parte da ponte  “Prefeito Alidino Valter Bonini”  , na divisa entre Barbosa e José Bonifácio, que cruza o rio Tietê. A estrutura de concreto na altura do km 262 da rodovia Assis Chateaubriand (SP-425) terá parte substituída por uma ponte metálica. O objetivo é ampliar o vão de navegação de 39 para 110 metros.

Segundo o governo do Estado, serão investidos R$ 21,8 milhões na obra, que inclui a construção da grande estrutura metálica que permitirá eliminar dois pilares. Isso irá facilitar o transporte de carga da Hidrovia Tietê-Paraná, que passa embaixo da pista.

O subsecretário de Logística e Transportes da Semil, Denis Gerage Amorim informa em nota que com a ampliação do vão da ponte sobre a Hidrovia Tietê-Paraná, o transporte aquaviário em São Paulo ganhará em eficiência e segurança, ao eliminar restrições físicas na linha de navegação e reduzir o tempo de desmembramento dos comboios de barcaças para passagem sob a mesma.

Montagem

Trecho que foi implodido dará espaço a estrutura de metal (Foto: Divulgação)

Ainda de acordo com o que foi divulgado, a nova ponte metálica que será instalada no local foi montada à margem do rio. Ela será instalada em uma estrutura de concreto, construída ao lado da ponte, e posteriormente será colocada sobre os pilares de sustentação.

O trecho da rodovia está interditado desde 7 de outubro, com previsão de liberação no prazo de até 60 dias. Porém, o superintendente do DER, Sergio Codelo, o departamento está trabalhando para antecipar a liberação, devido à utilidade e relevância da travessia para a população local. “Esta obra terá um efeito positivo no transporte de cargas pela hidrovia, retirando veículos pesados das rodovias e contribuindo para aumentar a segurança e reduzir acidentes” , informa.

Desde o primeiro semestre de 2023 são realizadas obras de ampliação da Hidrovia Tietê-Paraná, com destaque para o aumento da profundidade do canal de Nova Avanhandava.

O objetivo é estimular o transporte aquaviário, desenvolvendo a logística no Estado, que está investindo mais de R$ 300 milhões. O projeto visa melhorar a navegabilidade durante os períodos de estiagem, reduzindo o risco de interrupção da navegação devido à diminuição do nível de água do reservatório. A conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2026.

A ampliação da profundidade do canal de Nova Avanhandava abrange também os municípios de Araçatuba, Birigui, Brejo Alegre e Santo Antônio do Aracanguá.

Em 2023, a hidrovia movimentou aproximadamente 2,5 milhões de toneladas de diversas cargas. Após a conclusão da ampliação da profundidade do leito do rio Tietê entre os reservatórios Ilha Solteira e Três Irmãos, espera-se que esse volume aumente em até três vezes, podendo chegar a 7 milhões de toneladas.

A partir de 1º de novembro, terá início o período de defeso e reprodução, que segue até 28 de fevereiro de 2025. Durante quatro meses, serão suspensas as detonações subaquáticas nas obras de ampliação da profundidade do canal de Nova Avanhandava, preservando os peixes e a fauna local.:hoje mais

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