Cuidado com óleo na pista

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Muitos acidentes tem sido causados por derrame de óleo na pista, que se torna escorregadia e perigosa. Na prática, a presença de óleo na pista se assemelha ao que acontece na aquaplanagem: forma-se uma lâmina de líquido entre o pneu e o asfalto e faz com que os pneus percam o atrito e a aderência com o solo. No caso da água, ela preenche os sulcos dos pneus, fazem com que uma das rodas dianteiras recuperem a tração antes da outra e faça o motorista perder o controle do carro. Neste momento o carro fica bobo, solto, a direção fica molinha, levinha demais e sem controle.

1. Trafegando por uma pista ao ser surpreendido por uma poça de óleo não freie bruscamente: freie gradualmente antes de entrar na mancha ou poça de óleo, com firmeza, mas sem ser brusco. Nada de freadas súbitas atolando os pés no freio;

2. Depois de frear gradualmente diminua uma ou mais marchas antes de entrar na mancha ou poça de óleo para ajudar a baixar a velocidade do carro mais rápido e com segurança;

3. Nunca freie em cima de uma poça de óleo, pois o líquido é viscoso, vai entranhar nos sulcos dos pneus e eles vão perder o atrito com o solo; a lâmina de óleo que seforma entre o pneu e o asfalto vai fazer a direção ficar solta, sem controle e se frear as rodas vão travar, o carro vai jogar para o lado e ficar sem controle;

4. Caso você não tenha percebido antes a mancha ou poça de óleo e se for inevitável ter de passar por ela, mantenha-se na marcha e velocidade em que está e não pise em nenhum pedal. Lembre-se: se frear trava as rodas e o carro fica sem controle; se pisar na embreagem para baixar marcha o carro vai ficar mais solto e bobo ainda;

5. Quando estiver passando pelo óleo na pista não pise em nenhum pedal (essa manobra é segura porque o carro vai estar engrenado na marcha); jamais coloque em ponto morto em qualquer situação com o carro andando, ainda mais passando por uma poça de água ou óleo e mantenha as duas mãos firmes no volante tentando manter as rodas do carro retas na posição em que estava antes de entrar na poça de óleo;

6. se o carro jogar para o lado não tente ajeitar no volante porque ele não vai responder: o volante fica bobo, soltinho, sem resposta e girá-lo para qualquer um dos lados só vai fazer as rodas ficarem ainda mais soltas, com grandes chances do carro rodar na pista;

7. Avistando uma poça ou mancha de óleo antes de entrar nela, freie ainda na parte seca da pista, diminua uma ou mais marchas para tentar parar o carro e desviar do perigo. Ligue o pisca-alerta para avisar os motoristas de trás.

8. Se puder desviar da poça de óleo, melhor ainda, nem que isso te custe fazer um trajeto maior. Só quem já passou por isso sabe a sensação de impotência e de falta de domínio do carro.

Faça as manutenções preventivas do seu carro na data agendada ou informada pelo mecânico de sua confiança e mesmo que não entenda nada de mecânica, de vez em quando abra o capô, agache-se e procure por vazamentos embaixo do carro e nas rodas. Se tiver manchas de graxa nas rodas ou calotas isso é sinal de rolamento estourado e tem de trocar o mais rápido possível. Se você constatar qualquer mancha de água ou óleo saindo do motor, mecânico urgente!

Também sempre cobre a empresa prestadora de serviços e a polícia rodoviária limpeza urgente quando houver óleo na pista.

Fonte: Aprendendo a Dirigir.

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