Crise no transporte público é a pior na história de Birigui

Para quem depende do transporte público em Birigui a situação não poderia estar pior: no último sábado (18/01), mais uma vez,  os ônibus não circularam e deixaram os moradores da cidade, com mais de 100 mil habitantes, com mais de 300 fábricas de sapatos que empregam mais de 20 mil trabalhadores, muitos vindos de outras cidades da região, a mercê da sorte, levando inclusive a prejuízos no comércio central.

A população de Birigui enfrenta problemas desde dezembro, quando o transporte foi interrompido por dois dias. Alegando uma crise financeira irreversível, a concessionária propôs aos funcionários que voltassem ao trabalho para dividir entre eles o dinheiro das passagens.  Desde então, o que era arrecadado nas catracas servia para abastecer os veículos  e o  restante usado quitar os salários atrasados. No entanto este método pagou apenas cerca de R$ 130 para cada motorista após quase 50 dias de trabalho, o que levou a paralisação novamente.

birigui

Ônibus parados em Birigui.

E como se a situação já não estivesse ruim, dos dezoito ônibus da empresa, seis foram apreendidos pela polícia, na semana passada, por falta de documentação. Os outros, por causa da greve, estão parados e em péssimas condições. Na garagem da concessionária havia um veículo sem roda. Outro, com pneus em péssimas condições.

A prefeitura garante que vai tomar providencias para não deixar a população sem transporte. Lembrando que já fazem seis anos que o Tribunal de Contas considerou irregular a forma como se dava a concessão de transporte em Birigui.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...