Começa campanha de vacinação contra Influenza

26dacdf7388472c18301ae56a815d038

A Campanha de Vacinação contra a Influenza começou na segunda-feira (17) e será feita por etapas, já que a vacina está sendo disponibilizada gradativamente aos Estados. Durante esta semana, poderão se vacinar trabalhadores de saúde e idosos com 60 anos ou mais. A partir do dia 24, poderão serão imunizadas as gestantes, puérperas, crianças com pelo menos seis meses e menores de cinco anos e os indígenas.

Já a partir do dia 2 de maio, farão parte do grupo, os pacientes com comorbidades e doenças crônicas. Por fim, a partir de 8 de maio, professores da rede pública e privada irão compor o público-alvo. O Dia D de vacinação acontece no dia 13 de maio, em todo o País. A campanha termina no dia 26 de maio.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a meta é imunizar cerca de dez milhões de paulistas, o que corresponde a 80% das 12,6 milhões de pessoas que formam os grupos prioritários da campanha. “É importante ressaltar que nada impede que o paciente de um grupo que teve a etapa de vacinação iniciada, por exemplo no dia 17, tome a vacina nas semanas seguintes em que os novos grupos passaram a recebê-la. As doses estarão disponíveis nos postos de vacinação normalmente, desde que respeitada a data de início para cada grupo”, informou a pasta.

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de todo o Estado disponibilizarão as doses de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. “A vacinação contra a influenza é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe e doenças graves, como pneumonia”, afirma a diretora de Imunização da pasta estadual, Helena Sato, ao ressaltar que a vacina não tem capacidade de provocar gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de partículas do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção.

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses irão proteger a população contra os vírus do inverno de 2017, A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane.

Em Araçatuba, a meta é vacinar 54 mil pessoas até o fim da campanha. Já em Birigui, são 28.986 pessoas. Além das UBSs, o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Birigui informou que um posto volante foi montado no bairro Portal da Pérola.
Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão dos vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

À população em geral, o ministério orienta a adoção de cuidados simples como formas de prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, entre outros. “A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus. Por isso as medidas de prevenção são tão importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, que é entre os meses de junho e agosto”, destacou o órgão.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...