O número de casos positivos de dengue aumentou 216% neste ano em comparação com o ano passado. De acordo com dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica, foram registrados 1.844 casos positivos da doença, de janeiro a dezembro, com uma morte.
Já em todo o ano passado, foram computados 584 casos. A balconista Aline Cristina dos Santos, 31, morreu após contrair a doença em março de 2014. O mês teve o maior índice de casos em todo o ano, com 570. No ano passado, o ápice ocorreu em abril, com 190 registros positivos.
A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba informou que promove constantes ações de conscientização com o objetivo de eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya. Quando é identificado o setor ou setores com mais casos ou predomínio do vetor, são realizadas ações pontuais na região, como a intensificação de visitas nos locais para retirada de criadouros e distribuição de material educativo.
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
