Cadeirante surta em Bauru

Terça-feira dia (17/07) na cidade de Bauru, São Paulo, um paciente cadeirante teve um surto de fúria na Unidade de Saúde da Família no Santa Edwirges, após perder uma consulta no Ambulatório de Especialidades de Médicas porque a ambulância do município não foi buscá-lo. Ele tentou antedimento sem sucesso na Unidade do Santa Edwirges e sem conseguir passou, segundo testemunhas a derrubar os armários da farmácia, quebrou um vidro de próprio punho, que acarretou feridas e ameaçou atear fogo no posto e também de agredir funcionários. No começo da tarde de terça-feira, a Secretaria de Saúde de Bauru admitiu o erro e informou que a ambulância foi enviada para outro cadeirante, que coincidentemente tem o mesmo nome do paciente furioso.

Vidro foi quebrado e machucou a mão do cadeirante (Foto: Reprodução/TV TEM)

“A ambulância estava marcada para me buscar. Mas uma mulher teria dito que o motorista foi em casa e minha mãe disse que não precisaria mais. Sendo que ela estava dormindo. Eu era o único que estava acordado. E fui eu que liguei”, disse o suspeito.

“Já cheguei quebrando tudo de uma vez pra ver se resolve, ou por bem ou por mal. Quebrei tudo que encontrei pela frente”, afirmou.

Maca e outros objetos foram derrubados em uma sala (Foto: Reprodução/TV TEM)

A Polícia Civil vai avaliar os estragos e o que será feito com o cadeirante. A Secretaria Municipal de Saúde informou que houve danos ao prédio da Unidade causados pelo paciente e que um Boletim de Ocorrência foi registrado. A secretaria informou ainda que o local foi preservado para perícia e ainda não divulgou o prejuízo. O cadeirante foi ouvido pela polícia e liberado. Ele responderá a inquérito por dano qualificado ao patrimônio público.

“Ele teria se recusado por um atendimento. Mas tudo será apurado. Lamentamos o ocorrido porque esse tipo de ocorrência transforma nossas unidades de saúde em delegacias de polícia. E vamos tomar todas as medidas judiciais em casos como esse”, disse o secretário Fernando Monti.

Paciente teve a mão enfaixada após socar um vidro na unidade de saúde.  (Foto: reprodução/TV Tem)

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informa que devido aos danos causados ao prédio da Unidade do Programa da Saúde da Família, no Parque Santa Edwirges, por um usuário da Unidade, nesta terça-feira, 17/07, foi registrado Boletim de Ocorrência junto a Polícia Militar, que esteve no local, além do que a Secretaria tomará todas as medidas judiciais cabíveis neste caso. Ainda não é possível mensurar os prejuízos causados, pois o local está sendo preservado para análise da Polícia Cientifica.

Quanto à reclamação sobre a falta de transporte, nesta segunda-feira, 17/07, a Secretaria reconhece uma falha de comunicação que causou o não atendimento ao usuário em questão. E assim sendo, um novo agendamento da consulta foi providenciado, bem como a data do transporte a ser disponibilizado.

Entretanto, de acordo com a coordenação do serviço, em 26 de junho o paciente recusou-se a ser levado ao atendimento marcado. Nos dias 2 e 4 de julho, o transporte foi disponibilizado até o seu endereço, onde não foi encontrado. A Secretaria esclarece que o atendimento do serviço de transporte se baseia nas informações prestadas pelo usuário quanto às datas de agendamento. 

Armário de aço também foi derrubado no meio do corredor da unidade (Foto: Reprodução/TV TEM)

É possível entender a revolta do paciente, já que há muito descaso por parte do poder público para com o cidadão, claro que o paciente teve um surto de fúria, mas isso demonstra o despreparo das Unidades de Saúde, tanto para atos de violência como principalmente para conceder o antedimento ao paciente, o que teria evitado toda essa confusão.

Fotos: G1/TV Tem

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...