Birigui ganha primeiro parklet

Birigui ganhou no dia 19 de maio, seu primeiro “parklet”, área ao lado das calçadas, onde são construídas estruturas a fim de criar espaços de lazer e convívio onde anteriormente havia vagas de estacionamento de carros. A novidade foi instalada na rua Barão do Rio Branco, 688, Centro, em frente a um restaurante que abriu suas portas em Birigui.

QAP Birigui sitt bilde.

A instalação de “parklets” na cidade é regulamentada pelo Decreto nº 5.838/2017, de autoria do prefeito Cristiano Salmeirão. “Queremos humanizar e democratizar o uso da rua, tornando-a mais atrativa e convidativa, além de provocar uma reflexão sobre a cidade que queremos habitar. Essa iniciativa deve tornar possível uma nova política pública de urbanismo”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Os “parklets” surgiram nos Estados Unidos, em 2005, com o objetivo de gerar uma discussão sobre a igualdade do uso do solo. No Brasil, o conceito surgiu em 2012 e o primeiro ‘parklet’ foi instalado no ano seguinte. “Birigui segue o exemplo de grandes centros, que buscam, através de uma extensão da calçada, oferecer um espaço público de lazer e convivência”, diz o prefeito.

Os “parklets” são plenamente acessíveis ao público, sendo vedada, em qualquer hipótese, a utilização exclusiva para seu mantenedor. O espaço fica disponível à sociedade 24h por dia, nos 7 dias da semana, assim como uma calçada. Quem quiser usar não precisa consumir no restaurante, explicou o prefeito de Birigui.

Para saber mais sobre os parklets: