O prefeito eleito de Birigui, Pedro Bernabé (PDT), e seu vice, praticamente tiveram seus mandatos cassados nesta terça-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP). O TRE decidiu, por 6 votos a 1, rejeitar o recurso impetrado por Bernabé contra a cassação dada em primeira instância pela Justiça Eleitoral de Birigui.
O prefeito e o vice são acusados de cometer crime eleitoral por compra de votos. Em 28 de fevereiro, a Justiça de Birigui decidiu condená-los com a cassação, mas uma liminar conseguiu mantê-los nos cargos.
A sentença já estaria validade não fosse um dos juízes pedir vistas ao processo. A vista foi pedida pela juíza Clarissa Bernardo, que vai analisar o processo e depois divulgar seu voto. Mesmo que vote favoravelmente ao recurso, a mundança só poderá ocorrer se a maioria dos juízes decidir mudar seus votos.
Se ainda quiserem recuperar seus mandatos, o atual prefeito e seu vice terão de recorrer agora ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dois devem ser avisados pela Justiça para deixar os cargos nos próximos dias. Assim que isso ocorrer, o presidente da Câmara de Birigui assum temporariamente a Prefeitura até que nova eleição seja realizada na Comarca.