Com mais de 25 anos de atuação no setor privado, o empresário Fabiano Ferreira de Paula é o novo Superintendente da Santa Casa de Araçatuba (SP), cargo criado pela nova Diretoria Executiva empossada em junho, no processo de reestruturação administrativa e modernização da gestão hospitalar.
A nomeação integra o conjunto de medidas adotadas pela nova gestão, liderada pelo provedor, o advogado Everton Santos, que em nota explica que a contratação foi uma escolha estratégica, pensada com muito cuidado pela nova diretoria.
De acordo com ele, o hospital atravessa um momento decisivo da sua história e precisa de alguém capaz de liderar uma transformação real. “Com uma trajetória sólida em gestão, Fabiano traz exatamente o que este novo ciclo exige” , afirma, acrescentando que essa liderança será um pilar fundamental para tornar o hospital mais eficiente, moderno e sustentável.
Segundo o que foi divulgado, entre as metas prioritárias da gestão estão a redução do déficit operacional mensal, estimado atualmente em R$ 3 milhões; o incremento do faturamento proveniente de convênios públicos e privados; e o fortalecimento da imagem da Santa Casa como referência em assistência de média e alta complexidade, também para pacientes particulares.
Também em nota, o novo superintendente comenta que a instituição enfrenta um quadro financeiro desafiador, mas possui plenas condições de reversão.
Isso pode ser feito com otimização dos fluxos assistenciais e aprimoramento da estrutura existente e com a adoção de medidas de impacto já em curso, capazes de impulsionar uma resposta institucional positiva. “Temos encontrado, em todos os setores, grande receptividade e engajamento em relação ao modelo de gestão que estamos propondo” , afirma.
Nos primeiros dias de atuação, Fabiano e a diretoria da Santa Casa concentram esforços na análise dos principais processos administrativos e assistenciais, para concluir o plano de reestruturação e a implementação das mudanças.
Uma das ações já iniciadas é apresentação da primeira etapa do projeto de transformação do CTO (Centro de Tratamento Oncológico) em unidade de Hospital Dia.
Também está sendo criada uma Unidade de Cuidados Intermediários, chamada de Semi-intensiva, para pacientes que não necessitam mais de terapia intensiva, mas demandam cuidados clínicos mais complexos que os ofertados em enfermaria.
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, essas iniciativas são fundamentais para ampliar a capacidade de resposta da instituição à crescente demanda oncológica e otimizar a utilização dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Em nota, o novo superintendente reforça o compromisso com a transparência, a responsabilidade institucional e a aproximação com a comunidade, baseada em um plano de gestão alicerçado na eficiência operacional e na reafirmação da missão assistencial da Santa Casa.
“Acreditamos no potencial da nossa equipe, no apoio dos nossos parceiros e na importância histórica da Santa Casa para Araçatuba e região” , declara Fabiano.
Ele acrescenta que está comprometido em transformar desafios em oportunidades e fazer deste novo tempo um marco de evolução. “A mudança já começou e os resultados virão com trabalho, dedicação e união”:hoje mais
