A Polícia Civil de Birigui (SP) apreendeu nesta sexta-feira (4), o computador que era utilizado na Cozinha Piloto do Município, e que estaria relacionado a uma sindicância instaurada pela administração municipal.
O objetivo é investigar possíveis irregularidades na aquisição de carne para ser servida para os alunos da rede municipal de ensino, ocorridas na administração passada.
Essa sindicância foi instaurada após denúncia feita pelo vereador José Fermino Grosso (PP), que chegou a levar um pedaço de carne de porco na sessão da Câmara de 11 de fevereiro, afirmando que esse tipo de carne estava sendo entregue ao município, apesar de o Departamento de Compras ter pago por carne bovina.
Segundo o que foi apurado pela reportagem, nesta sexta-feira a Guarda Municipal foi chamada na Cozinha Piloto, onde acontecia uma reunião com a presença da Diretora do Departamento de Produção e Distribuição de Merenda Escolar do município, Jéssica de Oliveira do Nascimento, alguns funcionários e vereadores.
Chegando ao local, os guardas municipais teriam sido informados que diversos arquivos teriam sido excluídos do computador da Prefeitura, que serve ao departamento. Entre os arquivos que teriam sido apagados, estariam os relacionados à essa sindicância, que apuraria as ações do antigo chefe do Setor, Fernando Barnabé Abrahão.
Ainda de acordo com o que foi apurado pela reportagem, ao analisar os arquivos que estavam excluídos na lixeira do equipamento, ela percebeu que vários deles haviam sido enviados para o e-mail do ex-diretor. Ele exonerado em 18 de fevereiro deste ano, ou seja, uma semana após a denúncia do vereador, conforme publicação no Diário Oficial do Município.
Os guardas municipais recolheram o computador e o encaminharam até à delegacia, onde também esteve a atual diretora do Diretora do Departamento de Produção e Distribuição de Merenda Escolar.
O delegado que presidiu a ocorrência decidiu pela apreensão do equipamento, que deverá ser encaminhado para perícia. O caso inicialmente foi registrado como fraude processual.
A Prefeitura de Birigui foi procurada e informou que os fatos relacionados à Cozinha Piloto seguem sendo apurados por meio de sindicância averiguatória instaurada nos termos da legislação vigente.
Entretanto, a administração municipal informa que neste momento, opta por não se manifestar sobre o conteúdo da sindicância ou sobre os desdobramentos relacionados à apreensão de equipamentos, incluindo o computador, para preservar a lisura das apurações e garantir a confidencialidade dos dados envolvidos. “A Prefeitura reafirma seu compromisso com a transparência, a responsabilidade na gestão pública e o devido processo legal” , finaliza a nota.
Em matéria publicada em dezembro de 2023, no site da Prefeitura, consta que a Central Municipal de Alimentação e Nutrição Escolar distribui diariamente, média de 11 mil refeições destinadas às unidades escolares mantidas pela Secretaria Municipal de Educação.
São 7 mil refeições destinadas às escolas estaduais; 22,5 mil pães; e 2 mil saquinhos de bebida de soja para diferentes frentes de atendimento das Secretarias do Município, obedecendo a parâmetros específicos para cada seguimento e respeitando suas características individuais.
A logística de distribuição da alimentação é feita pela própria central, que funciona de segunda a sexta-feira e recebe investimento mensal de mais de R$ 350 mil.:hoje mais
