O vereador Pastor Reginaldo (PL) foi eleito presidente da Câmara de Birigui (SP) para o biênio 2025/26, em eleição que teve chapa única, ocorrida logo após a sessão solene de posse dos vereadores, prefeita e vice-prefeito, realizada na manhã de quarta-feira (1).
Compõem ainda a Mesa Diretora, os vereadores Everaldo Santelli (MDB), vice-presidente; Zezinho Avanço (MDB), 1º secretário; e Edson Fumaça (PSD), 2º secretário.
Em discurso após a eleição, Pastor Reginaldo declarou que irá trabalhar de mãos dadas com a administração municipal, dentro do que for viável e constitucional. “Juntos, Legislativo e Executivo, vamos fazer nossa cidade voltar aos trilhos e estar onde deve estar” , declarou.
Porém, cobrou que haja diálogo entre a Câmara e a Prefeitura, pois entende que faltou isso na gestão passada, encerrada na terça-feira (31) pelo ex-prefeito Leandro Maffeis (Republicados), já que os vereadores até seriam recebidos, mas sempre seria a palavra do prefeito que prevaleceria.
“Estamos prontos para o diálogo e que considere as ideias dos vereadores, para que haja harmonia entre os poderes” , disse à prefeita Samanta. De qualquer forma, ele agradeceu a Maffeis, citando que ele é um ser humano sujeito a falhas, mas que teria deixado o legado dele também ao município.
Experiência
Ainda durante o discurso, Pastor Reginaldo comentou que está iniciando o 4º mandato e conta com a experiência necessária para comandar o Legislativo Municipal. Ele disse ainda que contará com o apoio dos servidores da Câmara.
“Sou observador e tenho capacidade de liderar” , disse, acrescentando que irá explorar a capacidade de todos para proporcionar o bom trabalho dos vereadores no exercício do mandato. “Quero exercer o
mandato com serenidade, seriedade e respeito a todos” , afirmou.
Sessão
A sessão solene de posse e a sessão extraordinária de eleição da presidência da Câmara de Birigui foram presididas pelo vereador José Fermino Grosso (PP), que foi o mais votado nas eleições. Ele retorna ao Legislativo para iniciar o 5º mandato, após ter tido o mandato cassado pelos colegas em 2019, devido a condenação por crime ambiental ocorrido em 2013, após ser detido por pesca irregular.
Durante a sessão, Fermino disse que saiu com a cabeça erguida, destacando que sempre fez um bom trabalho para o município, por isso está retornando. E reforçou que a prefeita irá precisar do apoio dos vereadores, principalmente na busca por recursos, citando que Birigui “está no fundo do poço” . Pastor Reginaldo destacou que Fermino foi o vereador que mais obteve recursos para a cidade nos mandatos dele.:hoje mais
