
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quinta-feira (14) que o presidente norte-americano, Donald Trump, mente ao dizer que o Brasil é mau parceiro comercial.
Mais cedo nesta quinta, Trump criticou novamente o Brasil e classificou o país como “um dos piores parceiros comerciais do mundo”. O republicano condenou, ainda, a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“É mentira quando o presidente norte-americano diz que o Brasil é um mau parceiro comercial. O Brasil é bom, o Brasil só não vai andar de joelhos para o governo americano”, afirmou Lula, em agenda no Recife (PE). “Eles estão nos ameaçando todos os dias. A gente continua com vontade de negociar, a gente quer negociar”, acrescentou.
O tarifaço de 50% imposto por Trump a produtos brasileiros comprados pelos EUA começou a valer na quarta-feira (6) da semana passada.
Além de reforçar o desejo do Brasil em negociar com os norte-americanos, Lula destacou o próprio perfil pacífico.
“Eu sou um homem da paz. Não quero briga com Uruguai, Bolívia, Argentina, China, com ninguém. Mas eles têm que saber que só tem alguém que pode fazer a gente mudar de posição, porque este país é do povo brasileiro, e é o povo brasileiro que manda nele. Quem nasce com sangue pernambucano não gosta de briga, mas não tem medo de briga”, continuou o petista, natural de Garanhuns (PE). José Cruz/Agência Brasil –
