Entraram em vigor nesta segunda-feira (26), as atualizações no processo de habilitação autorizadas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo, que retira a obrigatoriedade da realização de baliza e autoriza o uso de veículos com câmbio automático para a realização da prova prática.
Segundo o que foi divulgado, agora os candidatos que não necessitam de adaptação veicular poderão realizar o exame prático em carros automáticos, regularmente cadastrados.
De acordo com o departamento, a medida reconhece a crescente presença desse tipo de veículo na frota brasileira e amplia as possibilidades para os candidatos, respeitando os critérios técnicos já adotados nos exames.
Com relação à retirada definitiva da etapa de baliza, a partir de agora o exame passa a concentrar a avaliação na etapa de circulação. O trajeto do exame prático permanece conforme o modelo atualmente praticado.
Ele contempla entre outros aspectos, as conversões à direita e à esquerda; o uso correto de seta; a realização do procedimento de “parada” em local permitido; bem como a condução segura e responsável nas demais condições normais de trânsito.
O Detran informa ainda que o conjunto de atualizações tem foco em simplificação de etapas, redução de custos e melhoria da experiência do cidadão.
“As orientações devem ser observadas por todas as comissões examinadoras, com o objetivo de garantir padronização, segurança e correta aplicação do exame prático em todo o Estado” , informa nota divulgada à imprensa.
As informações oficiais sobre o novo modelo, regras e orientações estão disponíveis na página da CNH Paulista.:hoje mais

