Seis pessoas foram resgatadas por equipes da Defesa Civil de Araçatuba (SP) e pelo Corpo de Bombeiros na tarde deste sábado (13), após a Lagoa das Flores, no bairro Jardim América, transbordar e alagar pelo menos 60 residência no entorno, de acordo com a Prefeitura.
A reportagem esteve no local e acompanhou o resgate de três crianças na rua Naur Antônio dos Santos, onde o nível da água atingiu o peito dos agentes, que antes haviam resgatado três adultos.
Essa é uma região com histórico de alagamentos, porém, já fazia bastante tempo que o volume de água não chegava a ponto de entrar nas casas. Um morador no local contou que há pelo menos dez anos não via uma enchente como a ocorrida neste sábado.
Uma das mulheres que foi resgatada pela Defesa Civil comentou que a água subiu de repente. Ela contou que quando foi informada por uma filha que a água estava invadindo a residência, já se deparou com alagamento no quarto
A Prefeitura mantém uma bomba elétrica automatizada de forma permanente na Lagoa das Flores, para manter o nível da água e evitar que ela transborde. Porém, segundo a administração municipal, o equipamento não foi suficiente para evitar o alagamento, devido à grande quantidade de chuva.
Ainda segundo a Prefeitura, a média de chuva para Araçatuba em dezembro é de 189,9 milímetros e somente entre sexta e sábado teria chovido 85,8 milímetros. No mês, já havia chovido 98,8 milímetros, o que corresponde a 52% do que é esperado para o mês.
“Com a chuva ocorrida hoje, que foi de 85,8 milímetros, e só entrará no banco de dados no fim do dia, este acumulado aumentará para 184,6 milimetros” , informa em nota, o diretor da Defesa Civil, Eduardo Cardozo.
Ele atuou diretamente no resgate dos moradores. O secretário municipal de Segurança Pública, Júlio César dos Santos, também esteve presente para acompanhar a situação.
De acordo com o que foi divulgado, além das três crianças, foram resgatadas duas idosas e uma pessoa com dificuldades de locomoção devido a problemas respiratórios. A equipe também resgatou cinco animais.
Segundo Santos, todas as vítimas terão apoio do Fundo Social de Solidariedade. A Prefeitura informou que o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Sandro Botelho Cubas, esteve no local para acompanhar o trabalho de esvaziamento da lagoa.
Já o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Constantino Alexandre Vourlis, determinou o envio de uma retroescavadeira para auxiliar no serviço. As equipes da Defesa Civil permaneceriam monitorando a área, devido à previsão de continuar chovendo neste sábado e no domingo.
Também em função da chuva, a Prefeitura cancelou a Saideira do Festival Comida de Boteco, que aconteceria no recinto Clibas de Almeida Prado neste sábado, reunindo 12 bares e restaurantes participantes. Estava prevista a apresentação do grupo de samba Demônios da Garoa no evento.
Também foi cancelada a apresentação do Presépio Vivo na praça Rui Barbosa, atração que faz parte da programação do Natal Iluminado.:hoje mais
