Com superlotação, Santa Casa interna bebês e crianças para desafogar pronto-socorro de Araçatuba

A Santa Casa de Araçatuba recebeu as crianças que estavam internadas no pronto-socorro municipal (Foto: Lázaro Jr.)

A Santa Casa de Araçatuba (SP) informou que entre a noite de quarta-feira (9) e a manhã desta quinta-feira (10), admitiu oito crianças que estavam em atendimento médico no pronto-socorro municipal, aguardando leitos para avaliação de urgência e emergência e posterior encaminhamento para internação ou alta médica.

Em nota, a assessoria de imprensa do hospital justificou que apesar de haver uma decisão liminar impedindo o Estado de encaminhar bebês e crianças para tratamento nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) Neonatal e Pediátrica, devido à superlotação, a direção hospitalar considerou ser crucial acolher essas demandas do pronto-socorro municipal.

“O objetivo é preservar as vidas desses pacientes e apoiar a Secretaria Municipal de Saúde” , informa, esclarecendo que os pronto-socorros dos municípios não podem inserir esses pacientes na Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços), por isso, não há descumprimento da decisão judicial.

Também em nota, a Prefeitura informou na tarde desta quinta-feira, que seis cidades consultadas recusaram receber 12 crianças que estavam internadas no pronto-socorro municipal, aguardando por vagas em hospital.

Ainda de acordo com o que foi comunicado, das oito crianças admitidas nas últimas horas na Santa Casa de Araçatuba, três apresentavam estado clínico considerado grave e foram encaminhados sob o status de ‘vaga zero’, que é quando ocorre a internação, mesmo que não haja vagas disponíveis.

Uma delas foi encaminhada à UTI Neonatal e Pediátrica e as outras duas permanecerão em tratamento nos leitos de enfermaria pediátrica, assim como, as outras cinco, acolhidas pela Santa Casa de Araçatuba em condições normais.

Também em nota, o hospital atualizou a situação da ocupação dos leitos de UTI Neonatal e Pediátrica, que juntas, somam 20 leitos. Segundo o que foi divulgado, às 18h20 havia 25 pacientes internados nessas unidades, ou seja, cinco acima da capacidade.

A Pediatria, que é a ala de enfermaria destinada à crianças de 0 a 14 anos, possui 19 leitos e todos estão ocupados, assim como o pronto-socorro da Santa Casa, que possui cinco leitos pediátricos e registrava 100% de ocupação.

Pelo menos uma criança corria risco de morrer, segundo a Prefeitura

Na nota divulgada à imprensa nesta quinta-feira, a Prefeitura de Araçatuba informa que conseguiu transferir todas as crianças internadas no pronto-socorro municipal, entre a noite de quarta e a manhã de hoje.

Segundo o que foi divulgado, antes, diversas tentativas de vagas foram frustradas em hospitais de São José do Rio Preto, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Assis e Votuporanga, entre outros, de acordo com a administração municipal.

Consta na nota que o secretário municipal de Saúde, Daniel Martins, há dias vinha buscando alternativas com o DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) para o encaminhamento de 12 crianças, uma delas com apenas 18 dias de vida.

De acordo com ele, apesar de toda a atenção da equipe do pronto-socorro municipal, o serviço não dispõe de estrutura adequada para oferecer atendimento para esses pacientes, principalmente para quatro deles, que apresentavam estado clínico grave.

“O risco de morte de pelo menos uma dessas crianças era altíssimo! Por isso, buscamos todas as alternativas possíveis para encaminhar esses pacientes” , destaca.

Como existe uma liminar da Justiça impedindo a Secretaria de Estado da Saúde de encaminhar bebês e crianças para as UTIs Neonatal e Pediátrica da Santa Casa de Araçatuba, devido à lotação, foi avaliada pela administração municipal, a possibilidade de compra desse tipo de vaga na rede privada.

Entretanto, segundo o que foi divulgado, os trâmites e os valores exorbitantes exigidos pelos hospitais consultados inviabilizaram a decisão. Diante disso, o secretário municipal de Saúde esteve pessoalmente na Promotoria de Justiça ainda na tarde de quarta-feira e também manteve contato constante com o DRS-2.

“Com os responsáveis regionais da Saúde do Estado, reforcei a situação crítica das crianças e os riscos que elas estavam correndo no pronto-socorro municipal, mas novamente, a resposta é que não havia vagas pediátricas no Interior” , esclarece.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a situação só começou a ser resolvida na noite de quarta-feira, após novo apelo feito à Santa Casa de Araçatuba para acolher as crianças. “Toda nossa gratidão aos profissionais do hospital, pois a medida, certamente, salvou a vida dessas crianças” , afirma.

A direção da Santa Casa confirma que secretário municipal de Saúde e o prefeito Lucas Zanatta (PL) têm buscado soluções urgentes para o município oferecer o tratamento adequado aos pacientes em urgência e emergência, sejam crianças ou adultos.

“A administração municipal e a Secretaria Municipal de Saúde têm igualmente apoiado a Santa Casa de Araçatuba em momentos igualmente difíceis” , informa em nota.

Hospital Unimed Araçatuba informa que não tem vagas livres para atendimentos SUS

A reportagem procurou a assessoria de imprensa do Hospital Unimed Araçatuba sobre a possibilidade de vender vagas para atender a demanda referentes a bebês e crianças para internação em leitos de UTI Neonatal e Pediátrica, devido à lotação desses leitos na Santa Casa.

A cooperativa médica informou que recebeu ofício da Secretaria de Estado da Saúde, por meio do DRS-2, solicitando a oferta de leitos desse tipo de UTI para o SUS (Sistema Único de Saúde), mas não teria como atender.

“Após análise interna, a Unimed Araçatuba deliberou que, no momento, a logística do hospital não permite a admissão de novos pacientes nas UTIs pediátrica e neonatal para pactuação com o SUS, sem comprometer a qualidade e segurança do atendimento prestado aos pacientes já internados” , informa em nota.

Segundo o que foi informado, a prioridade do Hospital Unimed Araçatuba é assegurar que todos os seus conveniados recebam os cuidados necessários e adequados, mantendo a excelência dos serviços oferecidos. “O Hospital Unimed Araçatuba permanece à disposição para futuras tratativas e reitera seu compromisso com a saúde da população” , encerra a nota.

A Secretaria de Estado da Saúde também foi procurada pela reportagem e informou que no momento, o DRS de Araçatuba com duas tratativas em andamento por meio do SEI (Sistema Eletrônico de Informações), sendo uma para equipamentos e outra para custeio, e segue em análise nas áreas técnicas na CRS (Coordenadoria Regional de Saúde).

“As UITs da Santa Casa de Araçatuba são referências para os 40 municípios e em necessidade de internação, sendo que todos são encaminhados pela Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços)” , complementa a nota.:hoje mais

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...