A Prefeitura de Birigui decidiu antecipar o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que no país está marcada para 7 de abril. Neste sábado (29), das 9h às 13h, a praça Dr. Gama será o primeiro ponto de imunização gratuito, aproveitando as 3.300 doses já recebidas pelo município.
A ação também marca o encerramento das atividades do “Março Lilás”, mês dedicado à conscientização sobre a saúde da mulher. A vacinação seguirá posteriormente nas 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, de acordo com os horários de cada unidade.
A campanha seguirá a ordem de prioridade estabelecida pelo Ministério da Saúde, começando por:
– Idosos (60 anos ou mais);
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
– Gestantes e puérperas;
– Pessoas com doenças crônicas;
– Profissionais da saúde, educação e segurança;
– Povos indígenas, quilombolas e população em situação de rua.
A vacina deste ano protege contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e B. Ela pode ser administrada junto com outras vacinas do calendário, exceto para crianças menores de 6 meses ou pessoas com histórico de alergia grave a doses anteriores.
O Ministério da Saúde reforça a importância da imunização, já que a influenza e a covid-19 continuam representando riscos, especialmente para quem não está vacinado. Em 2024, a cobertura vacinal ficou abaixo do ideal em várias regiões, e a expectativa é que mais pessoas participem este ano.
Quem faz parte dos grupos prioritários pode comparecer à praça Dr. Gama neste sábado ou procurar uma UBS na próxima semana. A vacina é gratuita e uma das formas mais eficazes de evitar casos graves da doença.hoje mais
