Mudanças serão feitas a partir de segunda-feira (13); vacinação será apenas nos postos dos bairros Vila Bandeirantes, Toselar, Santo Antônio e Portal da Pérola 2, enquanto os testes serão feitos na Vila Bandeirantes, Isabel de Almeida Marin e Tijuca
A Secretaria de Saúde de Birigui (SP) decidiu centralizar a vacinação contra a covid-19 em quatro UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município e definiu três unidades para realização de testes rápidos, além do pronto-socorro municipal. O novo protocolo terá início na próxima segunda-feira (13).
Quem precisa tomar a 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª dose deverá procurar os postos de saúde dos bairros Vila Bandeirantes, Toselar, Santo Antônio ou do Portal da Pérola 2. Os atendimentos serão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nas demais unidades as doses serão aplicadas, porém, só mediante agendamento.
Devem se vacinar contra a covid-19 as pessoas acima de 5 anos que ainda não receberam nenhuma dose. Faltosos da 2ª e 3ª doses devem procurar os postos para regularizem a situação. Adolescentes de 12 a 17 anos que tomaram a 2ª dose há quatro meses já podem tomar a 3ª dose.
Já a quarta dose está disponível para as pessoas acima de 50 anos, profissionais da saúde e imunodeprimidos que receberam a terceira dose há quatro meses. Para receber a dose é necessário apresentar documento com foto e o cartão de vacinação.
A vacina da Pfizer para as crianças de 5 a 11 anos (1ª ou 2ª dose) será aplicada apenas às quartas-feiras, na UBS do Santo Antônio. Conforme a secretaria, a reorganização da vacinação tem o objetivo de evitar a perda de doses das vacinas devido à baixa procura pelos imunizantes nos postos.
Pessoas que tiveram sintomas respiratórios devem procurar, além do pronto-socorro, as UBSs dos bairros Vila Bandeirantes, Isabel de Almeida Marin e Tijuca, que passam a ser referência a partir de segunda-feira (13). Os atendimentos serão das 13h às 17h.
Além do exame de diagnóstico rápido, as três UBSs também estão responsáveis pela notificação dos casos positivos e preenchimento de toda a documentação referente ao paciente.
O objetivo da mudança no processo de testagem é reduzir o tempo de diagnóstico e isolar o doente de forma rápida, evitando que outras pessoas também sejam contaminadas. Caso a testagem rápida dê resultado negativo, o paciente será submetido à nova coleta pelo método RT PCR para contraprova.
No entanto, independente do resultado da testagem realizada nas três unidades, todos os pacientes serão encaminhados para o pronto-socorro municipal, que continua sendo referência no atendimento médico para os casos de síndrome respiratória.
Os pacientes serão encaminhados para o local portando o resultado do exame, notificação e termo de isolamento. A equipe médica do pronto-socorro ficará encarregada de providenciar o atestado, receita dos medicamentos que serão usados no tratamento e solicitação de outros exames, se necessário.
Vacina contra a gripe continua disponível em todas UBSs
A vacina contra a gripe para os grupos prioritários continua sendo aplicada em todas as UBSs durante a semana, porém, com alterações. Nas unidades dos bairros Isabel de Almeida Marin e Tijuca a aplicação será das 8h às 12h30. Nos demais postos o atendimento será das 8h às 17h.
Podem tomar a dose da gripe pessoas acima de 55 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, profissionais da saúde, professores, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e urbano, forças de segurança e forças armadas.
A vacina protege contra três cepas do vírus da influenza: A (H1N1), a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin.
A campanha se encerraria no último dia 3, mas foi prorrogada pela Secretaria Municipal de Saúde até o dia 24 de junho, seguindo definição do Ministério da Saúde, devido ao baixo índice de cobertura.
hoje mais
